Tema 2 - Sobre os Recursos a usar...

A dificuldade estará sempre em escolher os recurso mais adequados aos conteúdos? Ou os conteúdos programáticos nem sempre permitem ao professor escolher o melhor recurso?

Tive e tenho sempre esta dificuldade, porque a carga horária e a forma como os conteúdos são apresentados como "imprescindíveis" em quantidade a cumprir, não permitem que o professor utilize o recurso que considera o mais adequado.

Apenas eu tenho esta dificuldade? As leis mestras do ensino público estão a anos luz de conseguirem  permitir colocar em prática as competências digitais que são consideradas as adequadas para facilitar as aprendizagens.

Comentários

  • Ana Toscano há 1528 dias

    Olá Anabela,

    De facto essa é uma das grandes questões que muitos de nós colocamos quando se trata de ter um programa curricular para cumprir para preparação dos alunos para exame. De que forma é que, com um curriculo tão estenso para ensinar aos alunos, o professor consegue adotar estratégias inovadoras com base na tecnologia para aproximar a escola da realidade do aluno?

    Vamos falando ;)

  • Anabela Silva há 1528 dias

    Olá Ana

    ora aí está! Se queremos inovar a tecnologia inovadora é altamente exigente,,,3D por exemplo! Daí que ou são colocados recursos dsiponíveis aos professores ou elaborar novos recursos tecnológicos para os conteúdos de forma sistemática...é,,impossível! E lá ficamos nós pelo P,P...ou por procurar na internet algo sugestivo para complementar..

    A escola não acompanha a evolução tecnológica no que respeita ao seu potencial. Terá de existir nos próximos anos a formação de um "corpo técnico tecnológico" nas escolas para apoio na criação de metodologias que facilitem o trabalho ao professor.

    Não estou a ver caminharmos nesse sentido,,,,talvez no Séc XXII

    Obrigado pela intercomunicação...Smile