Que tipo de professor procuramos ser?!

"Todo o conhecimento que não leva a novas perguntas rapidamente morre: não consegue manter a temperatura necessária para a manutenção da vida."

Wisława Szymborska


Comentários

  • Ana Toscano há 1675 dias

    É mesmo Ana. Onde é que eu já vi isso? O desinteresse dos alunos pela sala de aula é notória...

    #ecoimooc15t2

  • Hélder Pereira há 1675 dias

    cabe-nos a nós transformar o conhecimento em algo viral...em algo que vicie e envolva os nossos aluno!

    #ecoimooc15t2

  • Ana Rodrigues há 1675 dias

    Concordo com a opinião de ambos, porém Pedro, como se consegue transformar o conhecimento em algo viral, que vicie e envolva os nossos alunos quando nos dias de hoje tens respostas de alunos como uma que ouvi  há uns anos.. " quer-me convencer a estudar para quê? para ir para o desemprego mais tarde ou para ter um trabalho como o seu onde a tratam mal diariamente?", mais.. um outro colega cheio de razões para não estudar acrescentou.. "professora.. já viu bem o parque automóvel da escola? vocês nem dinheiro têm para comprar um carro de jeito!"..." de que lhe valeu estudar tanto?!"..

    confesso que engoli em seco por momentos.. e toda a minha estratégia de motivação para o estudo, para o conhecimento e para o trabalho me pareceu um pouco esvaziada de exemplos! Não que concorde com a posição assumida, mas convenhamos que as razões apresentadas não são de todo ocas!!

    #ecoimooc15t2

  • Hélder Pereira há 1675 dias

    Olá Ana, 

     

    Efetivamente o caminho não é sempre fácil...e sabemos que muitos entraves encontraremos, mas ou menos fundamentados.

    A questão, a meu ver, não é convencer os alunos a estudar...mas antes criar as condições para que o conhecimento aconteça... conhecimento esse menos longínquo dos alunos, mas antes mais próximo....numa dimensão que o envolve e que o torna parte ativa de todo o proceso...

    Não devemos desanimar ao primeiro obstáculo, mas antes encará-los como fomentadores de energia em revolucionar e tentarmos fazer com que a escola, o ensino em geral, e a aprendizagem em particular, não seja algo fechado em si....numa gaiola...numa caixa distante do mundo e da sociedade em geral.

    Acredito ue criando condições dinâmicas, interativas e centradas no aluno esses problemas possam (se não forem derrubados) pelo menos minimizados - já seria uma vitória, não?

    #ecoimooc15t2

  • Ana Rodrigues há 1675 dias

    Concordo com a tua visão ambiciosa Hélder!

    No entanto ambos sabemos que este não é um mundo perfeito e que muitas são as explicações para o afastamento dos jovens e da escola! Não se trata de convencer e sim motivar e se por um lado não conseguiremos nunca cativar todos é certo que do desinteresse de nem que seja apenas um, não nos conseguimos distanciar...

    Não sou se desanimar, tanto é que continuo a persistir no sonho do ensino e até considero que a àrea de formação que lecciono nem é das mais afectadas pelo desinteresse dos jovens no entanto há sempre as suas exceções e é nelas que concentro o que escrevo!

    Concordo e há muito que defenso e baseio o meu trabalho na aproximação do conhecimento e da sociedade e a informática até se presta muito a actividades integradoras, mas nem só de desejos e planos de actividades audazes e coerentes se faz o ensino em Portugal não é? 

    #ecoimooc15t2