Utilização de software em sala de aula

É fundamental que o recurso que o professor dos recursos multimédias e de software especícico para simulações, por exemplo, não seja para o aluno uma sequência de visializações de figureas, imagens ou videos.

O professor deverá elaborar estratégias para as aulas em que pretende fazer uso dessas ferramentas por forma a atrair e motivas os alunos e promover as suas aprendizagens.

É fundamental que os programas multimédia e software proporcionem a máxima com o aluno, e o professor deverá manter-se sempre como um orientador das tarefas propostas dando feedback ao aluno daquilo que este vai conseguindo alcançar e ajudando a superar as dificuldades que seste apresente.

Comentários

  • Ana Rodrigues há 1677 dias

    Verdade João Carvalho!

    Actualmente uma das razões para as tecnologias não estarem a ser rentabilizadas de forma proveitosa para professores e alunos, passa pela falta de formação dos docentes para estas novas metodologias!

    Infelizmente muitas das aplicações multimédia ou softwares utilizados em sala de aula continuam a ser utilizados como repositório de informação, perpetuando a tradicional passagem de informação estática e pouco atrativa de que tanto os alunos se queixam quando interrogados sobre o desinteresse pela escola. Um computador não faz um expert em informática nem para quem ensina, nem para quem aprende! Lamentavelmente creio que esta é uma lacuna gerada pelo abandono do plano tecnológico. Equiparam-se escolas, distribuiram-se importantes ferramentas aos alunos, mas o trabalho não está feito.. longe disso! E cada dia a mais nesta apatia é um dia a mais na nossa luta pela recuparação económica e pela reversão do actual estado do país! Que mensagem se dá às novas gerações com esta realidade em que nos encontramos?

    #ecoimooc15t2

  • Ana Toscano há 1677 dias

    Olá João e Ana,

    Concordo com o que aqui foi dito. Para além da falta de formação, muitas vezes é a própria resistencia por parte de alguns professores (a maioria) em aplicar novas metodologias que envolvam a tecnologia da Web 2.0. Na minima dificuldade muitos acabam por desistir, dando preferencia às velhas e ultrapassaadas metodologias que estão a afastar cada vez mais a escola da realidade dos jovens.

    #ecoimooc15t2

  • Hélder Pereira há 1676 dias

    Olá colegas,

     

    Efetivamente a resistência à mudança continua a ser um entrave ao desenvolvimento e à evolução. Mas sejamos coerentes...a mudança de paradigma educativo é urgente, inevitável e sem retorno...

    Transformemos a Educação em algo que motive os alunos, que os envolve no processo de aprendizagem e que os tornem a parte ativa e central de todo o processo.

     

    Até já!

    #ecoimooc15t2