Tecnologia e Educação

O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais o desenvolvimento de novas habilidades e competências e por isso o meio escolar deve ser alvo de mudanças, com uma nova dinâmica no ensinar e aprender. O desenvolvimento da tecnologia tem nos proporcionado oportunidades de novos aprendizados numa concepção mais construtivista, interacionista e conectivista.

O compartilhamento de informações, saberes, experiências, ideias, conhecimentos torna-se necessário e o domínio de saberes e ferramentas, que permitem a interação deve fazer parte desse processo.

 

E hoje, como está o professor diante do desenvolvimento acelerado da tecnologia? 

Esse tema tem sido alvo de muitas pesquisas e discussões, pois há a necessidade da integração tecnologia e educação.

Vale ressaltar que compartilhar conhecimento envolve uma equipe de pessoas motivadas e com a competência necessária para desenvolver atividades, mesclar ações de maneira a contribuir significativamente para uma educação de qualidade.

A formação continuada do professor é imprescindível, com o seu aperfeiçoamento constante, principalmente quando falamos de computadores, lousas digitais, tablets, gamificação, comunidades virtuais, blogs, redes sociais e mais uma infinidade de recursos tecnológicos e ferramentas digitais disponíveis.

Ensinar, informar, aprender e comunicar sempre estiveram presentes na sociedade, porém, o desafio maior, neste momento, é como utilizar as novas tecnologias  e como desenvolver as competências para que o professor as utilize da melhor forma possível.

Há uma abundância de informações e saber lidar com elas, filtrando, analisando, adequando, aperfeiçoando e compartilhando, são algumas das novas competências e capacidades que deverão ser desenvolvidas naqueles que trabalham com educação. 

Referências:

http://www.ticsnaeducacao.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=17782&id_noticia=1

Moran, J.M., Masetto, M.T. & Behrens, M.A. (2014). Novas tecnologias e mediação pedagógica. SP: Papirus.

Comentários

  • claudia_queiros há 1646 dias

    Colega, bem verdade, hoje em dia, o professor tem necessidade absoluta de estar constantememte atualizado, melhor tem de estar em constante formação.#ecoimooc15, #ecoimooc15t2

  • Edilson Duarte dos Santos há 1646 dias

     Eliane Ciolfi, colocações perfeitas...!!! Parabéns pelas reflexões explicitadas!!! #ecoimooc15t2

  • Hélder Pereira há 1646 dias

    Olá Eliane,

     

    Que reflexão mais interessante!

    Efetivamente o modelo educativo deve preparar o aluno para as exigências atuais, desenvolvendo-lhe competências digitais que ser-lhe-ão exigidas de forma constante!

    É então exigido ao professor primeiramente dominar essas competências...

    Nesse sentido, uma formação de professores contínua e continuada, que mais do que passar informações ou metodologias de ensino, acompanhe pedagogicamente o professor é fundamental!

    Bem-haja pela partilha!

     

  • ALINE_TAVARESCOSTA há 1646 dias

    Eliane e colegas,

    Fico preocupada e até com "pena" dos professores. São exigências e punições por todos os lados, além de sua função de despertar o interesse do aluno para o conteúdo a ser ministrado. Sempre imagino o professor como na imagem acima.

    É possível que estejamos sobrecarregando este profissional e cobrando dele mais do que seu próprio tempo de trabalho lhe permite?

    É claro, entendam, que há necessidade de inovação e de que a escola partilhe dos avanços tecnológicos que desfruta a sociedade, mas isso quer dizer a atuação docente até então deve ser crucificada? 

    Preocupo-me com os textos que incluem muitos verbos de receita de bolo (deve, precisa, faça), verbos que  dão a entender ações desesperadas, que, se não forem realizadas daquela forma, acabarão pondo fim às possibilidades de engajamento crítico-social dos alunos à comunidade.

    São preocupações e reflexões acerca da forma como nós mesmos nos colocamos na escrita, como os leitores estão interpretando nossas escolhas de linguagem?

    Pensemos... =)

  • Edilson Duarte dos Santos há 1645 dias

    Eliane Ciolfi, que bom que a sua postagem está possibilitando reflexões interessantes e diversificadas...!!! #ecoimooc15t2 

    Hélder Pereira, urge que as agências financiadoras oficiais facilitem ações para a necessária formação continuadas dos professores, nos diferentes níveis de ensino.#ecoimooc15t2

    ALINE_TAVARESCOSTA, gostei das suas colocações postas...!!! Umas pelas suas pertinências; e outras, pelos seus conteúdos positivos de chamada à reflexão nossa. 

    Que bom que estamos aprendendo, sempre, em locais diferenciados...!!! #ecoimooc15t2

  • Eliane Ciolfi há 1645 dias

    claudia_queiros, realmente sempre "esbarramos" na questão da formação, principalmente quando falamos em educação e tecnologia...

    Hélder Pereira, esse acompanhamento é indispensável, não só informação, mas também formação. Assim como o processo de conhecer é dinâmico, o desenvolvimento das competências tanto de professores como de alunos também são, uma vez que as mudanças vão exigindo novas competências, novas habilidades, adaptações de nossas práticas... 

    ALINE_TAVARESCOSTA, boas colocações... penso que grande parte das questões acabam recaindo sobre o professor... são tantas atribuições, não é? Porém, ainda acredito que exista vontade por parte do professor, porém ele não encontra estrutura, apoio e valorização...

    Edilson Duarte dos Santos, é tão bom e importante ter acesso a tantas informações, ideias, pensametnos, contradições, não é? E vamos continuar refletindo, analisando, discutindo e aprendendo...