Desafios contemporâneos da Cultura Digital

Interessante trabalho sobre a aprendizagem Móvel  ou (mLearning):
"Novos cenários e possibilidades para ensinar e aprender. Muitos estudos têm destacado as possibilidades e benefícios na utilização das tecnologias móveis (Smartphones, Celulares, Ereaders,
Tablets e outros) para acesso aos conteúdos educacionais em qualquer lugar e horário (Tarouco, 2004; Traxter, 2007;Moura; 2006; Valentim; 2009). Tais autores definem a aprendizagem móvel (Mobile
Learning ou mLearning) como a aprendizagem ampliada e apoiada a partir do uso dos
dispositivos móveis, tendo como principais características a portabilidade destes dispositivos, sua integração com as diferentes mídias, a mobilidade e flexibilidade dos sujeitos que podem estar tanto fisicamente e geograficamente distantes uns dos outros quanto em espaços físicos formais de prendizagem escolar".

Estes sim são novos desafios para o ensino.

Comentários

  • Fernando Tobgyal há 1649 dias

    Os conceitos, até então conhecidos, de tempo e espaço estão sob forte ameaça, a internet quebrou-os. A portabilidade dos devices e a internet presente em qualquer lugar, permitem que os sujeitos possam buscar informação, assistir a programação da TV, comunicar-se (relações interpessoais), divertir-se (games), controlar sua agenda de compromissos, contatar social e profissionalmente a qualquer pessoa ou empresa, estamos em todos os lugares, sem sair de onde estivermos. Tudo mudou em menos de 20 anos a sociedade humana mudou!

  • Irma_Dias há 1649 dias

    Verdade colega Fernando Tobgyal como poderiamos pensar em tal coisa há 20 anos atrás?? Estar em todos os lugares do mundo sem sairmos do próprio sítio. Estes são agora os novos desafios sociais.... enfrentar esta realidade e integrá-la na nossa cultura sem a perdermos.

  • Welinton Baxto há 1647 dias

    #ecoimooc15#ecoimooc15t2

    Olá Irma,

    Comtribuíndo [...] É no AVA que são inseridos os conteúdos, ocorrem os debatem, compartilham experiências, interagem, recebem orientações, superam desafios, buscam a colaboração e a interlocução entre a teoria, e prática, em tempo real (síncrona) ou em tempo adverso (assíncrona) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a fim de se concretizar o processo ensino-aprendizagem