Artefato 1

Tema: Cenários de aprendizagem

 

 

a) Conteúdos a explorar

O cenário de aprendizagem será desenvolvido dentro do meu campo de atuação. Ministro aula de gestão na área da logística e uma das especificidades da logística é a logística reversa que nos leva para a educação ambiental.

O tema Educação ambiental é atual e importantíssimo para a sobrevivência das espécies e um dos grandes problemas da sociedade moderna é o lixo gerado e seu descarte adequado. Mediante ao processo de educação ambiental podemos fazer com que os profissionais da área de logística sintam-se parte da melhoria e que tentem elaborar projetos de logística levando em consideração os problemas ambientais deste tipo de operação. A logística é responsável pela movimentação de qualquer produto em qualquer estágio, seja como matéria prima ou como produto acabado e a logística reversa cuida do retorno deste produto seja, para consertos e reparos, ou seja, para reciclagem.

 

b) Competências a desenvolver nos alunos

Ao final da atividade pretende-se que os alunos adquirem além do conhecimento científico sobre o processo de lidar com as questões ambientais que eles assumam uma postura diferenciada, que aprendam que muito mais que lidar com as tecnologias e saber como aplicá-las para alcançar resultados, por isso a atividade visa estimular o aluno a ser mais flexível se adaptando a realidade posta no problema da atividade.

A atividade vai exigir do aluno que ele adquire ainda competências sociais e interculturais participando da solução do problema junto com a classe toda. Cada aluno deverá alcançar a produtividade mediante a responsabilidade e liderança.

 

c) Objetivos de aprendizagem

Ao final pretende-se que os objetivos de aprendizagem alcançados pelo aluno sejam o e IDENTIFICAR os tipos de rejeitos e suas características para que possam ser coletados adequadamente e reaproveitados.

Que o aluno consiga ANALISAR situação ambiental envolvendo sua empresa e que saiba ORGANZAR os procedimentos e pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais.

E por fim, que o aluno faça a APLICAÇÃO prática para conseguir CRIAR algo de novo e de diferente.

 

d) Ferramentas tecnológicas mobilizadas

Dentre os diversos Recursos disponibilizados de A a Z, escolhemos o recurso “ GOANIMATE” http://goanimate.com/, além do sistema foi necessário criar um enredo sobre a situação de aprendizagem.

 

e) Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

O Sistema é bem simples, ele após o cadastro permite que você criei um ambiente. O programa já te traz uma série de figuras e imagens e permite ainda que você importe novas imagens, figuras, vídeos e fotos.

Para a realização do projeto, após um desenho tipo roteiro da situação de aprendizagem, criamos alguns personagens; o aluno, o professor, o diretor de uma empresa, um colega de trabalho. O diretor apresenta para o aluno o problema e este fica com as questões para serem pesquisadas e apresentadas para o professor, ele vai aprender sobre educação ambiental mediante um vídeo explicativo. O programa foi trabalhado numa versão free e portanto possui 15 dias para acesso, de acordo com o link abaixo é possível visualizar o resultado do trabalho.

 

Conclusão

Gostei muito de construir meu artefato sobre o cenário de aprendizagem. Desenvolvi o mesmo com o objetivo de apresentar conceitos e uma atividade para o aluno. Apliquei a experiência dentro da minha área de atuação profissional antes primária..hoje secundaria a área da educação.

Eu aprendi não só dominar um recurso (http://goanimate.com/ ) mas avaliar e entender suas potencialidades de ensino para os nossos alunos, aprendi não só a aplicar o método, como também a conhecer outros métodos apresentados no curso.

Observamos que não há mais como se falar em educação sem passar pelos TIC's e que nós professores necessitamos urgentemente aprimorar nossas habilidades e competências de lidar com os recursos tecnológicos e avaliar maneiras práticas de aplicação junto com os alunos.

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