Profs do Básico e Secundário

Colegas 

Presumo que sejam estes os vossos níveis de ensino.

Eu sou do 240 Educação Visual e Tecnológica (disciplina que já não existe) pois para poupar uns euros foi desmenbrada.

Bom o que eu gostava de saber é se já têm muita ou pouca experiência de TIC's.

Eu sou um médio na base do utilizador, uso bastant o PowerPoint, o Word, o manual virtual da disciplina de Ed. Tecnológica do 2º ciclo.

Gostava de utilizar por exemplo o Moodle, mas o que acontece é que nem todos os alunos tem acesso à net em casa e como a carga horária já é grande, não é facil usarem o acesso da escola à net, exceto quando peço trabalhos de pesquisa.

Claro que o meu grande problema é aquele que já tanto foi debatido, o Plágio, mas mesmo assim, desde que sitem as fontes e nisso sou rigoroso, vale a pena partilharem com os outros o que pesquisaram.

Comentários

  • Maria_Rosa há 1615 dias

    Boa tarde.

    Não tenho muitos conhecimentos mas fui tomando contacto com algumas ferramentas através de ações de formação e dos trabalhos que tenho desenvolvido com alunos e colegas, quer na biblioteca, quer na sala de aula. Tenho consciência que ainda sei muito pouco, e ainda mais quando vejo as partilha feitas pelos colegas, mas creio que também é muito importante explorarmos as potencialidades das ferramentas que já conhecemos. Tenho trabalhado com o Moodle enquanto aluna e não como professora, apesar de já ter recebido algumas noções. Quando quero trabalhar de forma colaborativa com os alunos, tenho recorrido ao Google drive e tem funcionado bem, a não ser quando a rede falha, o que acontece bastantes vezes e, aí, a frustação é grande.Felizmente, os meus alunos têm acesso à internet em casa; o pior, mesmo, é a sobrecarga a que estão sujeitos. De qualquer forma, é sempre uma via para que os alunos, de uma forma mais flexível, possam partilhar conhecimentos e opiniões, fazer leituras, pesquisas... Ultimamente, com os colegas de EV, de ET e de Português, temos criado álbuns no Pinterest e  livros digitais no Calaméo (sempre a partir de um PowerPoint com composição de texto e imagem),  e em História, criei murais sobre vários temas no Padlet.

    Quanto ao plágio, é algo que me preocupa e que sinto que tem de ser trabalhado de forma continuada e com tarefas que levem os alunos, gradualmente, a construir a sua própria linguagem. Não tem sido fácil.

    :)

  • GildaAquino há 1612 dias

    Quem pode me dizer quais as tecnologias específicas utilizadas no ensino de biologia?