Competências digitais dos professores

Não pertencendo os profesores à era digital, têm de saber lidar com os seus "nativos digitais" - os alunos, situação que se torna muito complexa, numa era alucinante de (re)evolução tecnológica em que vivemos. Os professores têm de conhecer e utilizar os recursos digitais disponíveis, se não quiserem ser ultrapassados pelos seus alunos. Só sendo possuidores das ferramentas digitais conseguem orientar os alunos na pesquisa, seleção e organização da informação, de modo a que o conhecimento seja, de facto, um valor acrescentado

Comentários

  • ReinaldoMayer há 1633 dias

    Margarida e amigos, também considero importante este preocupação com os artefatos digitais, mas sempre aponto duas condições que considero básicas em meus relatos de experiência:

    • Ao confrontar tecnologia com educação, nunca devemos adotar, inicialmente, um posicionamento resistente. Mas sim, vê-la como um conjunto de ferramentas que proporcionam facilidades de comunicação e recursos excelentes para construir um conhecimento, na escola e ao longo da vida.  
    • Todo professor, atualmente, pode e deve participar de programas de formação continuada desenvolvidos por meio de ambientes virtuais que privilegiem as interações, a articulação entre a ação e reflexão, a prática e teoria, bem como o trabalho individual e colaborativo.