Artefato digital 1: Explorando nosso sistema solar

a) conteúdos a explorar:

As atividades aqui propostas serão aplicadas a estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental. Os conteúdos a serem explorados são:

  • Planetas de nosso sistema solar e suas principais características.
  • Ferramentas tecnológicas como recurso para ensino e aprendizagem.
  • Produção de vídeo a respeito do conteúdo.
  • Trabalho em equipe durante a produção do vídeo.

b) competências a desenvolver nos alunos:

Depois de realizado o trabalho com os estudantes espera-se que estes compreendam a constituição de nosso sistema solar. Além disso, almeja-se que percebam que é possível estudar e aprender utilizando os recursos tecnológicos e a internet; analisem criticamente as informações encontradas na web e adquiram a habilidade para produzir um vídeo a respeito do tema estudado.

c) objetivos de aprendizagem:

Ao trabalhar com os estudantes o tema Sistema solar utilizando ferramentas tecnológicas, tem-se como principais objetivos:

  1. Verificar as possibilidades e os limites da utilização de algumas ferramentas tecnológicas com os estudantes.
  2. Compartilhar informações com os colegas e produzir juntos, descobrindo as oportunidades educacionais oferecidas na web.
  3. Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver) e cooperação entre estudantes.

d) ferramentas tecnológicas mobilizadas:

Para abordar o tema Sistema solar com os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental serão utilizadas as seguintes ferramentas tecnológicas: Tagul, Prezi, Pop Corner Maker e Lino.

e) como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas:

  1. Inicialmente a professora apresentará uma nuvem de palavras aos estudantes. Esta nuvem de palavras será elaborada previamente pela professora na ferramenta Tagul - https://tagul.com/. Estas palavras dizem respeito ao conteúdo Sistema solar. Será solicitado que os estudantes falem a respeito do conhecimento que têm sobre as palavras apresentadas. Espera-se que apresentem seu conhecimento inicial sobre cada palavra.
  2. Em seguida a professora explicará o conteúdo aos estudantes utilizando uma apresentação elaborada no Prezi - https://prezi.com/. Esta apresentação deverá conter, além de textos curtos, imagens, vídeos e links.
  3. Após a apresentação do conteúdo pela professora, através de uma abordagem crítica e dialógica, esta deve sanar as dúvidas existentes nos estudantes.
  4. Para colaborar na compreensão e fixação do conteúdo será solicitado aos estudantes que elaborem um pequeno vídeo no Pop Corner Maker - https://popcorn.webmaker.org/. Esta atividade deve acontecer no laboratório de informática sob a orientação da professora.
  5. Em seguida será apresentada aos estudantes, no laboratório de informática da escola, a página Lino - http://en.linoit.com/, onde os estudantes irão elaborar um painel com diversos recursos e comentários sobre o conteúdo estudado, na qual deverão incluir o vídeo produzido.
  6. Finalizando os trabalhos sobre este tema – Sistema solar – os estudantes, em equipes, apresentarão suas produções aos colegas. A professora fará a mediação durante as apresentações.


Comentários

  • Silvestre_Soares há 1644 dias

    Excelente iniciativa: conduzir os alunos a "produzir" algo que aprenderam. Saber fazer, constitui uma das metas de qualquer área do conhecimento. A atividade podia ser complementada com uma visita de estudo a um "planetário" ou participação nos projetos dinamizados pela Ciência Viva.

  • João Carvalho há 1644 dias

    Bom trabalho. Apreciei bastante a sua proposta de trabalho a realizar com os alunos. Será uma fonte para me inspirar quando lecionar novamente conteúdos sobre o sistema solar aos meus alunos.

  • Rui_Areal há 1644 dias

    Muito bem! Foi importante ler o seu trabalho para esclarecer algumas dúvidas que ainda tinha sobre a estruturação de um cenário de aprendizagem.

    Parabéns.

  • Conceição_Grade há 1643 dias

    Parabéns pela brilhante iniciativa,é um cenario diferente e muito criativo.

  • Carlos Seco há 1643 dias

    Um tema que me apaixona. Parabéns Silvia. 

    É numa situação destas que não me importava de ser teu aluno.

    #ecoimooc15t2

  • Jorge Filipe Guimarães há 1641 dias

    Fiquei a conhecer a ferramenta do Lino através deste artefacto.

    Obrigado.

    #ecoimooc15,#ecoimooc15t2,#artefacto1

  • Rosana Amaro há 1641 dias

    Parabéns pela proposta @SilviaDarronqui, dos recursos apresentados não conhecia Pop Corner Maker, boa oportunidade para explorar. O tema proposto também é muito interessante, para além da teoria os estudantes poderão ter um compomente prático.

    #ecoimooc15,#ecoimooc15t2,#artefacto1

    Abs

    Rosana