• Blogs
  • Barrere
  • Artecato Digital: circuitos digitais e videoaulas

Artecato Digital: circuitos digitais e videoaulas

Caracterização do cenário de aplicação

Este artefacto digital foi planejado para os alunos de graduação da disciplina de Circuitos Digitais (Sistema Digitais) do curso de Ciência da Computação. Esta disciplina é ofertada no terceiro período de um curso com oito períodos para integralização.

É a primeira disciplina que tem como foco o hardware de um sistema computacional e ela é pré-requisito da disciplina de Organização de Computadores, que apresenta os elementos internos de um computador: parte do processador, memória, circuitos de entrada/saída, entre outros.

 

Conteúdos a explorar

O artefacto pretende explorar o funcionamento dos circuitos básicos que compõem um processador (banco de registradores, somador, subtrator, divisor, multiplicador, decodificador de instruções, etc.  A junção de todos esses circuitos forma um processador didático (o mais utilizado na literatura é o MIPS).

 

Competências a desenvolver nos alunos

 

Os alunos deverão adquirir competências para PESQUISAR/EXPLORAR como deve funcionar o circuito sob sua responsabilidade, através de referencial bibliográfico apresentado pelo professor ou mesmo obtido via internet. Eles deverão CRIAR uma simulação de circuito no software LOGISIM e um vídeo que apresente o funcionamento desse circuito. Por último deverão PARTILHAR o vídeo elaborado com os demais colegas, destacando detalhes do funcionamento do circuito e como deve ocorrer a integração desse circuito com os demais que formam um processador, construindo assim um conhecimento coletivo e amplo do projeto proposto.

 

Objetivos de aprendizagem

Através do artefacto digital pretende-se que o aluno entenda o funcionamento dos circuitos que compõem um processador. Aprendam a utilizar a ferramenta para simulação de circuitos digitais LOGISIM e aprendam a desenvolver vídeos para explicar um tema ou projeto que venha a desenvolver.

 

Ferramentas tecnológicas mobilizadas

1)    Software para simulação de circuitos digitais LOGISIM: http://www.cburch.com/logisim/

2)    Software para captura de tela a escolha do aluno, por exemplo o SNAGIT: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/snagit.html

3)    Edição do vídeo gerado: Windows Movie Maker

OBS: Todos os softwares são gratuitos e possuem similares para outras plataformas.

 

Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

Os alunos podem utilizar diversas videoaulas para aprender como utilizar o LOGISIM desenvolvidas por tutores da disciplina:

Após o desenvolvimento do circuito eles deverão elaborar um roteiro do vídeo a ser elaborado, conforme vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EKGXYkk1CK4

Posteriormente deve ser gravado o vídeo, através do software de captura de tela e um microfone.

 Após a geração do vídeo, o mesmo deve ser editado, para possíveis cortes e informações complementares (início e final do vídeo).