Artefacto Digital 1 - Redes de Aprendência

 

- Artefacto Digital 1 -Redes de Aprendência

Caracterização do cenário de aplicação -   

Meu nome é Selma Bessa Sales, atualmente trabalho como formadora do Centro de Referência do Professor da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza/Ceará, onde desenvolvo atividades sobre informática na educação com os professores da rede pública. Apresento um perfil da rede social Facebook, “Curso Redes Sociais – Redes de Aprendência” como cenário de aprendizagem por possibilitar, de maneira criativa e inovadora, várias situações de ensino aprendizagem.

Conteúdos a explorar

Prioritariamente, a escolha da rede social “Facebook” se deu em virtude da possibilidade de acesso a várias ferramentas pedagógicas a partir de sua plataforma, direta ou indiretamente, e também, por entendermos que a cada dia suas portas se abrem mais permitindo a criação de espaços nos quais escolas e professores podem servir-se deles para incrementar a comunicação com seus alunos e desta forma, gradativamente, colaborar com o desenvolvimento de atividades cognitivas. Ou seja, a importante ferramenta pode ser incorporada ao cotidiano escolar e o conteúdo a ser trabalhado pode ser compartilhado com os envolvidos no processo ensino/aprendizagem de forma mais dinâmica e colaborativa.

Competências a desenvolver nos alunos

A interface da ferramenta, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades para fazer contatos, criar e compartilhar de forma colaborativa, é possível ainda registrar os momentos das aulas, criar álbum de fotos, armazenar vídeos, palestras ou outros conteúdos relevantes com o intuito de criar uma videoteca virtual acessível e que todos  os docentes envolvidos possam se tornar autores.

Objetivos de aprendizagem

Para ilustrar outros momentos assim já realizados, disponibilizo informações inerentes a outras experiências de formações (Grupos “Educonex@o”, “Escola Digital” etc...), Cursos “Integrando as ferramentas digitais- Criando redes de Aprendência; “Uso do software Luz do Saber” etc...) mediadas por mim na referida página  na qual insiro contextos de “Utilização de ferramentas digitais na sala de aula”, bem como, conteúdos referentes à educação e tecnologia que rotineiramente utilizo em minha prática junto aos professores de Fortaleza.

Ferramentas tecnológicas mobilizadas

Procurando mantê-la atualizada já poderemos ver divulgada também a mais recente formação que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de maio/15, onde propiciamos a formação continuada sobre o “Uso da comunicação alternativa através dos softwares Boardmaker e Speaking Dynamically Pro e Recursos de Acessibilidade” para os professores que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Fortaleza.

Os conteúdos abordados nessa formação visavam à elaboração de estratégias didáticas e mediações pedagógicas destinadas aos alunos com déficits na comunicação, características comumente apresentadas por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, dentre outras deficiências.

Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

Portanto, a ferramenta facebook, não é apenas a escolhida para mediação das formações propostas mas foi também nosso mural para a documentação e registro dessa formação especifica, e vem sendo também para várias outras já ocorridas, oportunizando assim, a revisita a estes ambientes em outros momentos, se assim for de interesse dos sujeitos implicados nelas.  

A partir dele os professores cursistas puderam registrar os momentos da formação, ampliar ainda mais, de forma colaborativa, o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, compartilhar vivências de construção e uso das pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, pelo computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação levando em consideração as  várias as necessidades dos alunos.

1)      Curso Redes Sociais - www.facebook.com/RedesdeAprendencia

2)      http://www.assistiva.com.br/ca.html

3)      https://educacaoeespecial.wordpress.com/2011/12/09/o-software-boardmaker/

4)      Vídeo - http://nadjapinhomosaico.blogspot.com.br/

5)      http://pt.slideshare.net/cursoredessociais1/facilidade-de-acessowindows7-2pptx

6)      https://www.youtube.com/watch?v=uUfOpm6l7FA

7)      http://www.assistiva.com.br/BM_SDP_L01.pdf

Após o desenvolvimento do curso os docentes deverão apresentar as intervenções propostas com o uso de recursos de alta tecnologia com os softwares Boardmaker e Speaking Dynamically Pro, em suas salas de aula de atuação.

OBS.: Use o seu perfil do "Facebook" para acessar o Artefacto Digital 1- Curso Redes Sociais - www.facebook.com/RedesdeAprendencia

 Selma Bessa

Comentários