Artefacto1

Artefacto Digital 1

As competências digitais que se pretendem desenvolver nos estudantes para serem cidadãos ativos com conhecimentos adequados para uma maximização das potencialidades das TIC no sistema de aprendizagem.

As competências digitais dos professores devem ir além de um conhecimento básico de utilização das novas tecnologias e ter uma formação atualizado através de formações complementares ao seu grau de licenciado ou mestre, na área das TIC, para poder de forma exemplar selecionar ferramentas digitais adequadas ao desempenho dos estudantes.

a)      O cenário de aprendizagem desenvolve-se para alunos do 11º ano na área da Geologia e os meios de prevenção de riscos Geológicos como a erosão das zonas costeiras. Esta problemática afeta as zonas costeiras e todos os que nelas habitam sendo cada vez mais frequentes estes problemas ambientais onde fatores humanos podem ter consequências.

 

b)      Utilizar as ferramentas digitais para estudar esta problemática interagindo, descobrindo e contribuir com medidas individuais e sociais para se empreenderem no sentido de corrigir estas situações. Pretende-se desenvolver competências digitais que possibilitem aos alunos contactarem com as zonas marítimas que se encontram em erosão em vários pontos do país utilizando a rede social do Facebook e a adesão a grupos das zonas costeiras que possam contribuir com fotografias e vídeos das zonas em erosão. Desenvolver esta rede social como possível forma de divulgação de problemas socias maximizando potencialidades de aprendizagem. Distinguir pesquisas com teor científico das consideradas senso comum, divulgando os resultados dessas pesquisas na mesma rede social criando uma página do Facebook para esse fim e ao mesmo tempo divulgar medidas de prevenção de forma a contribuir para uma cidadania ativa.

 

c)       Os objetivos desta aprendizagem visam a utilização das redes sociais como forma de aquisição de conhecimento de um problema social em estudo. Orientar a pesquisa na Internet de extraindo conhecimento com teor empírico e cientifico. Refletir sobre o uso das redes sociais nos processos de aprendizagem, na produção de conhecimento e na divulgação de medidas de prevenção ou de cidadania ativa.

 

d)      As ferramentas a mobilizar são as redes sociais Facebook, motores de busca (Google,  Google Chrome, Yahoo, you tube), uso de caixa de correio eletrónico para envio de informações e de atividades ou outros documentos (emails), Skype para falar de forma síncrona com potenciais usuários do Facebook que residam nas zonas costeira e que pretendam dar o seu contributo. Plataforma modlle para interagir com outras instituições de ensino como forma de produção de conhecimento sobre o tema em desenvolvimento.

 

e)      Para operacionalizar o uso destas ferramentas inicia-se a pesquisa na internet sobre o tema em questão visualizando vídeos das orlas costeiras em erosão. Pesquisa nos média sobre o tema. Pesquisa na internet de informação empírica ou com rigor científico. Criar página no Facebook como grupo aberta à problemática em questão. Procurar outros grupos com idêntica finalidade e grupos existentes nas orlas costeiras que manifestem potencial interesse. Fazer desses grupos novas “amizades” e utilizar os chats de conversação para obter informações sobre o problema ambiental. Utilizar o Facebook para divulgar formas de prevenção individual e social. As plataformas Modlle e a interação com outros alunos também vai contribuir para o desenvolver processo de conhecimento da problemática. Skype é uma ferramenta para usar e conversar com potenciais usuários do Facebook que queiram partilhar informação.

 

Conclui-se que a utilização das redes sociais pode e deve ser utilizado como ferramenta que auxilia na produção de conhecimento e possibilita contatar com uma imensidão de pessoas que vive diretamente os problemas ambientais/socias ao viverem nas zonas afetadas. O incentivo ao uso das redes sociais nos processos de aprendizagem deve ser incentivado, demonstrando aos estudantes que estas redes não são assim tão banais como alguns utilizadores consideram.

 

Comentários

  • Ana Ferreira há 1638 dias

    Excelente ideia.

  • Conceição_Grade há 1638 dias

    Parabens Irma.É um brilhante progeto

     

  • Vasco Dias há 1638 dias

    Olá Irma.

    Apesar de ser um apaixonado por tecnologia, devo admitir que não sou grande fã de redes sociais, nomeadamente do Facebook, que não tenho. E não tenho pois acho que a maioria das pessoas faz uma má utilização do mesmo (é a minha opinião!)...queria, no entanto, dar-lhe os parabéns pela ideia, pois, este sim, parece-me que é dar um bom uso a esta rede social e facilmente me converteria para criar um perfil.

  • Mara Denize Mazzardo há 1638 dias

    #ecoimooc15t2

    Olá Irma!

    Gosteim do seu planejamento, é uma maneira de utilizar as redes sociais de forma pedagógica.

    Desejo sucesso no desenvolvimento!

    Mara

  • Selma_Bessa há 1637 dias

    Olá Irma, assim como você, também apresentei como artefacto digital  um perfil na rede social facebook.  Venho demonstrando como é possível utilizar essa rede social numa perspectiva pedagógica. A referida formação foi para os professores das Salas de Atendimento Especializada. Gosto muito de trabalhar com ele devido a imensa possibilidade de tornar o docente autor e co autor. 

    Parabéns.

    Abraços!

  • claudia_queiros há 1637 dias

    Parabéns Irma! Bom trabalho Smile