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Artefacto digital 1: Matemática e programação de mãos dadas

Por Vasco Dias há 1606 dias Comentários (4)

Destinatários: alunos do 10.º ano do curso profissional de Informática.

Interdisciplinaridade: Matemática e Linguagens de Programação, podendo ser alargada a outras disciplinas de acordo com o tema de trabalho proposto aos alunos.

Duração: em grupo de 2 ou 3 elementos a atividade terá a duração de 14 horas (5 horas instalação e exploração; 9 horas para criação do projeto)

a)      Conteúdos

  • Sólidos geométricos;
  • Isometrias;
  • Coordenadas tridimensionais;
  • Introdução à programação.

 

b)      Competências a desenvolver nos alunos

  • Literacia digital;
  • Criatividade e inovação;
  • Colaboração, partilha e responsabilidade;
  • Produtividade.

 

c)       Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os diferentes sólidos geométricos;
  • Recordar conceitos matemáticos como rotação, translação e os tipos de simetrias;
  • Identificar a localização de um objeto no espaço dadas as suas coordenadas e reconhecer a alteração na localização do objeto aquando da alteração de uma ou mais coordenadas;
  • Apreender conceitos sobre a lógica de programação;
  • Aplicar instruções e sequências lógicas;
  • Reconhecer a importância e aplicabilidade da matemática à área da programação.

 

d)      Ferramentas tecnológicas mobilizadas

 

e)      Operacionalização das ferramentas tecnológicas

  • Indicação do link do software Alice, fazer o respetivo download e instalação do mesmo (fazer o processo a par e passo com os alunos);
  • Distribuir uma atividade guiada (com imagens e texto) para os alunos executarem, através da qual os alunos sejam capazes de:

                                                               i.      escolher o tema do projeto;

                                                             ii.      conhecer o menu do software e as respetivas funcionalidades;

                                                            iii.      inserir objetos da galeria;

                                                           iv.      redimensionar e alterar a posição dos objetos da cena, quer através da movimentação do próprio objeto, quer através da indicação da coordenadas;

                                                             v.      explorar as opções das câmaras;

                                                           vi.      inserir áudio;

                                                          vii.      criar movimento nos objetos;

                                                        viii.      gravar o ficheiro;

  • Pedir aos alunos para escolherem um tema (livre ou de acordo com os tópicos que estejam a trabalhar noutras áreas curriculares) e criarem um projeto usando o software Alice, onde demonstrem conhecimento/domínio do software;
  • Descrever (num editor de texto) passo a passo a elaboração do projeto, nomeadamente, fazendo referência às funcionalidades/comandos utilizadas, assim como explicando a finalidade/contexto de desenvolvimento do mesmo;
  • Criar uma conta no Youtube;
  • Incorporar o vídeo do projeto realizado no Youtube.

Comentários

  • Carlos Seco há 1606 dias

    Olá Vasco, parabéns pelo teu cenário. A matemática é um grande aliado da programação.

    Já realizas-te este cenário na prática?

    #ecoimooc15t2

  • Conceição_Grade há 1606 dias

    Parabens Vasco,este progeto é brilhante.

  • Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos há 1606 dias

    Interessante sua proposta Vasco, vejo que explorar recursos e ferramentas que dinamizam e valorizam a produção  de conteúdos no aprendizado.   E o canal do YouTube é importante para que possam disponibiliza outros vídeos futuramente.

  • Vasco Dias há 1606 dias

    Olá a todos.

    Obrigado pelas vossas apreciações...quando decidi realizar este artefacto, não coloquei outra hipótese que não criar algo novo, algo que também eu tivesse de aprender (neste caso o software Alice), pois só assim evoluímos. Desta forma, ainda não coloquei a atividade em prática, mas tenciono, quando ficar com mais tempo, realizar a atividade guiada que falo no artefacto, com o objetivo de aplicá-la no próximo ano letivo.

    Terei todo o gosto de partilhar convosco essa mesma atividade e eventualmente o resultado da aplicação deste projeto...se tiverem interesse, claro.

    Cumprimentos,

    Vasco