Artefacto digital 1: Curso eletrônica basíca

Artefacto  digital 1

Cenários de  aprendizagem

 

1- Introdução

Identificação  do cenário

Público alvo : alunos de um curso profissionalizante ,

jovens e adultos

Curso : Eletrônica  básica

Tema : Componentes eletrônicos

Aulas  de Laboratório : Componentes eletrônicos

Como  saber  se os componentes  estão em condições de  uso ?

 

2- Conteudo  a  explorar:

  • Componentes  de eletrônica(baterias, resistor  capacitor ...)
  • Instrumentos de medição : multimetro(voltímetro\amperímetro)

 

3-Competências a desenvolver nos  alunos:

  • Conhecer  e identificar componentes eletrônicos básicos,  suas características   intrinsicas  e   funcionais.
  • como testá-los ;
  •  familiarização(conhecer e utilização) de   equipamentos de  medição para realizar  ensaios
  •  Autonomia na aprendizagem
  •  Aprendizagem colaborativa
  •  Utilização de ferramentas digitais
  • Pesquisar  e explorar

4-Objetivos de aprendizagem:

  • Utilizar  o computador  como  ferramenta  pedagógica
  • Promover  a interação  com   os colegas  e professor
  • Realizar atividades  refentes  aos  topícos da  matéria
  • Disponibilizar um espaço onde  as  TICs  seram  utilizadas
  • Conhecer  os  componentes eletrônicos  e aprofundamento  dos mesmos
  • Realizar pesquisas
  • Utilizar ferramentas  tecnológicas

5- Caracteristicas  do  Cenário de aprendizagem

Será  utilizado o facebook , onde foi solicitado aos  alunos  a criação de um group , onde todos os  alunos  fossem adicionados  , inclusive o professor .

O mesmo  servirá,  como postagem da matéria, videos educacionais,  pesquisas  e trabalhos  a serem desenvolvidos,  tira  dúvidas , feedbacks ,avaliações,notas de esclarecimento, calendário de atividades  e a  criação de um espaço colaborativo e de  interação pela pesquisa  de  temas pertinentes.

No slide share foi criado uma  apresentação em power point abrangendo o tema  do estudo  do curso  , contando com parte introdutória(teória) e  aulas de laboratório a serem realizadas pelos  alunos.

Para  utilização do slide share , postagens  etc , será  necessario abrir  uma  conta  de gmail . https://support.google.com/mail/answer/56256?hl=pt-BR

Para criação  do group no facebook, todos deverão ter   perfis no mesmo. https://www.facebook.com/help/167970719931213

Slide  share - http://pt.slideshare.net/?ss

6-Ferramentas tecnológicas mobilizantes:

      Será utlizados as seguintes ferramentas a  a saber :

Slideshare –aplicativo que permitirá apresentação de trabalhos on line,armazenamento de materias e  busca de conteúdos especifícos

Youtube- YouTube é um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da internet., possue  videos  voltados para pesquisa  e educação dentre outros

Computador

Google - o maior site de busca da internet

Facebook- Facebook é uma rede social lançada em 2004;permitira a criação de um espaço chamado  group, com os  alunos participantes do curso.

7-Como operacionalizar o uso de ferramentas tecnológicas

 

Elaborando videos, power point, slideshare, etc para apresentação das actividades, segundo directrizes do professor , pesquisando na Web identificando os recursos consultados e a sua bibliografia.

Meu trabalho pode ser  visto  em http://pt.slideshare.net/antoniorodrigues65/curso-de-eletrnica-basca,

 fiz de maneira simples  espero  que  gostem.

Antonio  Rodrigues Alcarva

 

 

Comentários

  • Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos há 1643 dias

    Legal Antonio

    Disponibilizando as orientações no slidshare você divulga a informação compartilhando o conhecimento.  O grupo específico no facebook é um canal bem interessante e atual para troca de informação e atrativa para os alunos.  Boa iniciativa

  • ANTONIO R. ALCARVA há 1643 dias

    Agradeço  pude  colocar em pratica  este  cenario de aprendizagem   em 2014

    obrigado pelo  elogio

     Antonio  Rodrigues campo grande MS Brasil

  • Carlos Seco há 1643 dias

    Olá António...

    Parabéns pelo teu cenário de aprendizagem que li com atenção e que está muito bem estruturado.

    O tema é muito interessante e este tipo de aulas em laborátio é uma boa matéria para se realizar tarefas práticas nuito inovadores e que se podem planificar com cenários bem alternativos.

    Importante também saber que já o realizas-te na prática, o que o torna ainda mais real e com a possibilidade de poder ser usado por outros professores.

    As ferramentas tecnológicas foram muito bem escolhidas bem como a ideia de partilha do trabalho.

    #ecoimooc15, #ecoimooc15t2, #artefacto1

    Carlos Seco