• Blogs
  • GildaAquino
  • Artefato 1: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação

Artefato 1: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação

Por GildaAquino há 1513 dias Comentários (8)

Artefato 1: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO EM EAD

 O curso de especialização lato sensu Formação Pedagógica e Gestão em EAD tem por finalidade formar profissionais para atuar em cursos na modalidade de educação a distância nas áreas de gestão, planejamento e docência, proporcionando uma melhor compreensão do cenário educacional brasileiro e um aprofundamento das questões pedagógicas que permeiam a realização do trabalho docente mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação.

Carga horária:  407 horas
Número de vagas: 35
Para realizar o curso, o candidato deverá possuir ou ter acesso a computadores com as seguintes configurações mínimas:
· Processador Pentium 4 – 1,8 GHz (recomenda-se Core 2 Duo – 1,8GHz), 1 GB de memória RAM (recomenda-se 2 GB);
· Windows XP (SP3), Windows Vista (SP2), Windows 7 ou Linux (Versão 2.4 ou superior);
· Recursos de hardware e software que permitam a recepção, transmissão e reprodução áudio e/ou vídeo;
· Navegador que ofereça suporte para a plataforma Moodle 2.7;
· Adobe Flash Player 8 ou superior;
· Adobe Reader 7.0 ou superior;
· Acesso à Internet;
· Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Documentos: fotocópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso (válido apenas para inscrição), CPF e da Carteira de Identidade, foto 3x4, curriculum vitae, comprovante do pagamento da taxa de inscrição e de endereço residencial com CEP.

Critério: Processo de seleção por meio de curriculum vitae e carta de intenções.

 

Disciplina 1: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação – 60 horas

Professora: Gilda Aquino de Araújo Mendonça

Ementa:

A sociedade tecnológica: conceitos e influências na educação. Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidades e limites.

Objetivos:            

Geral

  • Discutir a utilização das tecnologias na sociedade contemporânea e sua influência nos diferentes processos sociais com destaque para a área da educação.

Específicos

  • Proporcionar uma reflexão sobre a influência da utilização das tecnologias na sociedade contemporânea com ênfase nos processos educacionais enquanto elemento presente na mediação pedagógica.
  • Possibilitar o conhecimento sobre as funcionalidades das ferramentas existentes no ambiente virtual de aprendizagem.
  •    Discutir as possibilidades e os desafios da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no processo educacional.

Conteúdos:

Unidade 1: A sociedade tecnológica: conceitos e influências na educação

  • Discussão dos processos comunicacionais e caracterização das mídias como elementos mediadores destes processos. Culturas impressa, de massa, das mídias e digital e seus contextos histórico-sociais.

Unidade 2: Ambientes virtuais de aprendizagem

  • Ambientes virtuais de aprendizagem: considerações gerais; estrutura, características e funcionalidades: ferramentas de coordenação, administração, produção dos alunos ou de cooperação e de comunicação; recursos mais comumente encontrados; abordagens pedagógicas adotadas em ambientes virtuais de aprendizagem.

 

Metodologia:

          Os conteúdos da disciplina serão desenvolvidos a distância, por meio de atividades orientadas, com suporte nos recursos comunicacionais existentes no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.                   

                                                                                                                                                                          

Recursos Tecnológicos:

          Ambiente virtual de aprendizagem Moodle, webconferência.

Tipos de Avaliação:

Os alunos serão avaliados por meio da participação nas atividades previstas e prova presencial.    

         

Bibliografia Básica:

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/ viewFile/3229/2493>. Acesso em: 28.03.2012.

SILVA, Robson Santos da. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2010.

 

Bibliografia Complementar:

AZEVEDO, Wilson. Muito além do jardim de infância: o desafio do preparo de alunos e professores on-line. Rio de Janeiro: Armazém Digital, 2005.

______. Pioneiros da educação on-line: e-book do Curso Pioneiros da educação online. Rio de Janeiro. Aquifolium Educacional, 2003.

RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho; CARVALHO, Rose Mary Almas (Orgs.). Educação a distância: teorias e práticas. Goiânia: PUC Goiás, 2011.

SILVA, Marco (Org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003.  

Comentários

  • GildaAquino há 1513 dias

    Matriz Curricular do Curso

     

     

    Ordem

    Disciplinas

    Carga horária

     

    Presencial

    EaD

    Total

     

                            Eixo de Formação Geral

     

    1

     Seminários

    16h

    16h

    32h

     

    2

     Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação

    02h

    58h

    60h

     

    3

     Políticas e Gestão em EAD

    02h

    78h

    80h

     

    4

     Organização do trabalho pedagógico

    02h

    78h

    80h

     

    5

     Concepção e produção de material didático

    02h

    48h

    50h

     

    6

     Metodologia da Pesquisa

    02h

    28h

    30h

     

                           Eixo de Formação Específica em

     

    7

    Políticas e Gestão em EAD

    Organização do trabalho pedagógico

    Concepção e produção de material didático

     

    60h

    60h

     

     

    Total de Horas de Docência

    26h

     366h

    392 

     

    8

    Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico (**)

     

     

     15 

     

    Carga Horária Total do Curso     

     

     

    407

     

    (*) Aula com duração de 60 minutos

    (**) A Carga Horária total de Trabalho de Conclusão de Curso acima se refere ao período de orientação acadêmica e realização individual de pesquisa pelo discente.

    (***) O aluno fará a opção por uma das disciplinas que integram o Eixo de Formação Específica (Políticas e Gestão em EAD, Organização do trabalho pedagógico em EAD ou Concepção e produção de material didático).

     

     

     

     

     

     

  • Welinton Baxto há 1513 dias

    Olá Gilda,

    Pelo proposto acredito que atendeu aos objetivos do artefato!!! Parabéns!!! Achei muitas horas é uma especilaização pelo formato, não é? Entendi que por ser em ambinete virtual de aprendizagem, você utilizará os cursos dessa plataforma, ok?

    forte abraço, deste Welinton

  • Rosana Amaro há 1512 dias

    Olá Gilda, 

    Conforme o Welinton mencionou sua proposta atende os tópicos, entretanto, poderia propor uma adaptação para apenas uma disciplina, por exemplo, "Concepção e produção de material didático". Sabemos da importância de desenvolver competências digitais para esse tópico. Parabéns!!! Seguimos com novas aprendizagens!!!

    Abs

    Rosana Wink #ecoimooc15t2, #ecoimooc15,

  • Lígia Monteiro há 1511 dias

    Olá Gilda,

    Concordo com os colegas acima, restringir a tematica, seriamais eficaz para aprendizagem.

    Abraços,

  • GildaAquino há 1501 dias

    Oi Welinton,

    Sim é uma especialização e apresentei apenas a disciplina que vou trabalhar...

    Vamos utilizar sim os recursos do ambiente virtual de aprendizagem MOODLE.

    Grata

  • GildaAquino há 1501 dias

    Oi Rosana,

    Sim. Apresentei apenas a Disciplina 1: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação.

    É muito importante o exemplo que citou..."Concepção e produção de material didático"

    Grata, vamos rever.

  • GildaAquino há 1501 dias

    Oi Lígia,

    Sim...  restringir a tematica.

    Grata

  • ReinaldoMayer há 1497 dias

    Muito bem, Gilda, e a referência a João Mattar é um sinônimo de sucesso para o seu projeto, uma vez que ele já esteve trabalhando conosco na UEPG-Paraná em 2014 e lançando o seu livro de Design!! 

    #ecoimooc15, #ecoimooc15t3