Rede colaborativa de aprendizagem

"A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento". (NUNES, 2000, p.2).

Comentários

  • Rosana Amaro há 1457 dias

    @Gilda estamos realizando na prática a citação referida. Nesta formação expressamos ideias e compartilhamos muitas ferramentas que contribui para a construção do nosso conhecimento.

    #ecoimooc15 #ecoimooc15t3

    *.* Rosana

  • Welinton Baxto há 1457 dias

    Olá Gilda,

    É no AVA que são inseridos os conteúdos, ocorrem os debatem, compartilham experiências, interagem, recebem orientações, superam desafios, buscam a colaboração e a interlocução entre a teoria, e prática, em tempo real (síncrona) ou em tempo adverso (assíncrona) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a fim de se concretizar o processo ensino-aprendizagem.

  • GildaAquino há 1447 dias

    Oi Rosana,

    Para Moran (2011, p. 51) os ambientes precisam incorporar mais diretamente os recursos da web 2.0, recursos colaborativos, as redes sociais aplicadas à educação e as tecnologias móveis. 

    MORAN, José Manuel. Desafios da educação a distância no Brasil. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011. p. 45-86.

  • GildaAquino há 1447 dias

    Oi Welinton.

    Para uma efetiva prática de utilização da internet para fins de Educação a Distância, são utilizados os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramenta de apoio no processo de aprendizagem.

    Os AVAs geralmente são desenvolvidos por instituições acadêmicas ou privadas. Eles fornecem aos participantes (gestores, professores e alunos) ferramentas a serem utilizadas durante um curso para facilitar o compartilhamento de materiais de estudo, manter discussões, coletar e revisar tarefas, registrar notas, promover a interação, entre outras funcionalidades.