• Blogs
  • Selma_Bessa
  • Aprendizagem Colaborativa- Formação Continuada sobre Comunicação Alternativa e Recursos de Acessibilidade

Aprendizagem Colaborativa- Formação Continuada sobre Comunicação Alternativa e Recursos de Acessibilidade

Após o surgimento da Web 2.0 observa-se a disponibilidade de inúmeros recursos para a construção de um ambiente para a aprendizagem colaborativa, bem como o surgimento de novas posturas dos professores e alunos em sua utilização.

Para SCHRANGE (apud COLLIS, 1993), a colaboração é um processo de criação compartilhada: dois ou mais indivíduos, com habilidades complementares, interagem para criar um conhecimento compartilhado que nenhum deles tinha previamente ou poderia obter por conta própria. A colaboração cria um significado compartilhado sobre um processo, um produto ou um evento.

Tanto o aluno como o professor tornam-se ativos no seu próprio processo de conhecimento, levando-os a novas perspectivas de análise de problemas como a capacidade de criar novas soluções. É uma busca pelo ensino através da relação a partir das atividades coletivas e sociais como um "desafio" para a construção do conhecimento.

Segue dica de momentos de construção colaborativa a partir de uma formação com professores. 

https://www.youtube.com/watch?v=XJr1XP0a_xw

COLLIS, B. Cooperative Learning and CSCW: Research Perspectives for Internetworked Educational Environments. IFIP Working Group 3.3 Working Conference "Lessons from Learning. Archamps, França. sept, 1993.

 

Selma Bessa