COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORERS

Mesmo numa brevíssima perspetiva histórica da educação, concluímos que se passou de uma perspetiva logocênctrica (o docente era a principal fonte de informação), para uma descentralização, (o aluno seleciona, gere a informação e constrói o seu próprio saber.

Atualmente, a informação disponível é imensa (muitas vezes falsa e contraditória). Por isso, é essencial que o docente tenha competências digitais para gerir e orientar os alunos a selecionarem-na e, por outro, não se deixe enganar pelo mero “copy/paste” da informação encontrada.

Comentários

  • Rosana Amaro há 1572 dias

    Assim como a perspectiva histórica da educação, o plágio (infelizmente) também tem sido praticado ao longo do tempo, romper com essa prática não é fácil, entretanto,desenvolver competências digitais em professores e alunos é muito importante e urgente. Além disso, é preciso repensar os cenários de aprendizagem, assim como as suas estratégias metodológicas, em tempo também é importante manter um diálogo de sensibilização para inibir essa prática. #ecoimooc15 #ecoimooc15t1 #ecoimooc15t3 Wink