• Blogs
  • Rose
  • Utilização de ferramentas digitais na sala de aula

Utilização de ferramentas digitais na sala de aula

Por Rose há 1660 dias Comentários (4)

DEFINICÂO

Cloud Computing ou Computação em Nuvem é um novo paradigma da computação em que inúmeras aplicações estão disponíveis na nuvem e podem ser acessadas por usuários em qualquer lugar, independente da plataforma de acesso (SILVA, 2010).A palavra nuvem remete a um lugar desconhecido. Toda a infraestrutura e recursos computacionais ficam escondidos e o usuário necessita apenas utilizar uma interface padrão a partir de qualquer dispositivo com acesso à nuvem.

O poder da Computação em Nuvem é tão grande que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar qualquer aplicativo, que pode ser, desde um processador de textos até um jogo de alta performance ou mesmo um pesado editor de vídeos. 

Hoje, diversos serviços de 6 computação em nuvem disponíveis na Web, proporcionam o armazenamento e compartilhamento de arquivos. O compartilhamento de arquivos em nuvem facilita a colaboração entre as equipes de trabalho, contribuindo para uma melhor comunicação e cooperação. A seguir, mostraremos um pouco dos repositórios mais conhecidos, detalhando a utilização de um serviço em nuvem para compartilhamento de arquivos.

GOOGLE DRIVE

O serviço hoje possui desde usuários convencionais até grandes coorporações. Além do armazenamento, diversos outros serviços são oferecidos, tais como ferramentas no estilo do pacote Office que possibilita redigir textos, criar e editar planilhas e até criar e visualizar apresentação de slides online, tudo de forma simultânea e com acesso de qualquer dispositivo.

Essa ferramenta é de relevante importância para o bom desempenho de alunos e professores dentro do ambiente de sala de aula porque possui uma várias possibilidades de utilização, além de instigar a criatividade no uso das TICs.

Enfim, A computação em nuvem tem demonstrado ser uma poderosa ferramenta de cunho tecnológico. Além disso, uma ótima forma de armazenamento de dados e cooperativismo que, consequentemente, evita gastos elevados com espaço físico e aplicativos. Hoje, o compartilhamento de arquivos na nuvem é de fundamental importância em qualquer meio de convívio empresarial e até mesmo estudantil. Os especialistas são unânimes em afirmar: a computação em nuvem é o futuro da tecnologia.

Comentários

  • Rose há 1660 dias

    Exemplo de uso de Google Drive, no ambiente escolar, trouxemos o uso do Google Form, presente no site https://docs.google.com/forms/d/1m-PtcLhP47DbwpMDACxQC2sahsQoYnAo9l1n1cStH8A/edit. Aqui de forma simples elaboramos um quetionário onde o aluno formula perguntas por exemplo para elaborar uma "pesquisa de Satisfação". São inúmeras as possibilidades. Vale a pena conferir

  • Carlos Seco há 1660 dias

    É sem dúvida uma ferramenta que os alunos gostam bastante por ser muito fácil de usar e muito útil na colaboração dos trabalhos entre todos. Sendo bem explorada pelo professor é uma ótima ferramenta para ser usada nas mais diversas aplicações na sala de aula.

    #ecoimooc15t3

  • Fernando Saraiva há 1660 dias

    Realmente "toda a gente" usa as ferramentas da Google, por isso o uso da Cloud é uma transição suave e um novo caminho para usar os novos aparelhos móveis numa perspetiva de precisar cada vez menos de recursos de hardware e spftware próprios!

  • ANTONIO R. ALCARVA há 1655 dias

    gostei muito o Fernando e  Carlos Seco e  Rose  ja disseram  quase tudo  , só  acrescento que google  drivere um  lugar para criar, compartilhar, colaborar e manter seu conteúdo, acessível em todos os seus dispositivos.

     Antonio Brasil