artefato 2

UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL

 

Curso: Competências Digitais para Professores

 

Professora: Isolina Oliveira

Aluno: Paulo Teixeira de Sousa

Tema ou Assunto: Atividade cooperativa/colaborativa baseado na utilização de ferramentas digitais

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma proposta de atividade colaborativa utilizando a internet.

Vamos trabalhar sobre a Cultura das Mídias e a atividade colaborativa será mediante a realização de um blog onde os alunos vão discutir sobre o tema.

 

1. Cultura das Mídias – Conceito

A cultura das mídias deve ser entendida como uma interação entre inúmeros códigos e processos de sentido cultural que atuam em cada uma das mídias, e que por consequência, produz no receptor dessas mensagens efeitos de comunicação e percepção totalmente singulares. (Santella)

 

2. Algumas características

_ Reconhecer os processos tecnológicos enquanto percurso da cultura, em face da demanda e ação sociais;
_ Compreender os impactos e transformações provocados pelas TIC nas relações sociais; novos cenários culturais ocasionados pelas tecnologias e seus desdobramentos para a educação.

_ Normalizar o uso de recursos de mídias interativas em sala de aula, enquanto vivência da cultura contemporânea;

_ Fazer uso de TIC como recurso comunicacional estratégico para o ensino e vivência cultural.

 

3. Alguns conceitos

Mídia: Mídia digital refere-se a conteúdo de áudio, vídeo e foto que foi codificado (compactado digitalmente). A codificação de conteúdo envolve converter entrada de áudio e vídeo em arquivo de mídia digital, como arquivo de Mídia do Windows. Depois de a mídia digital ser codificada, ela pode ser facilmente manipulada, distribuída e renderizada (reproduzida) por computadores, e é facilmente transmitida por redes de computador.

Cultura: É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

Cultura : é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.

Interatividade: O Campo de Interação de Kowalski (ambiente) "é um espaço definido a cada instante pelas pessoas que nele se encontram, suas velocidades e direções de deslocamento, suas posições recíprocas."

 

3. Contextualização

O mundo passa por transformações constantemente e no decorrer deste processo de mudança a cultura dos povos vai sendo modificada e adaptada a realidade vivenciada.

Da cultura primitiva passando pela cultura de massa chegamos atualmente na cultura das mídias.

A cultura da mídia envolve todos os atores do mundo contemporâneo ela é algo mais do que a utilização de um recurso ou de uma mídia ela existe em função da possibilidade de interatividade entre as pessoas, entre as coisas e as pessoas, entre as coisas e as coisas.

Como em todas as culturas a criatividade é um fator primordial para provocar o estado da arte, logo entender e compreender essas novas relações entre as pessoas ocasionadas pelos diversos recursos e mídias disponíveis, passa a ser um desafio enorme para os profissionais de todas as áreas e principalmente para o processo educacional.

O ensinar não passa mais pela aplicação de um recurso, mídia ou tecnologia, o ensinar hoje passa pela possibilidade de construção do saber do individuo de forma colaborativa.

 

4 – Curiosidade

Meio de cultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

Os meios de culturas são preparações quimicas que possuem em sua formulação, nutrientes necessários para que os micro-organismos possam se multiplicar permitindo, entre outras funções, seu estudo e análise1 .

5- Conclusão3 argumentos justificativos de que a atividade relatada implica aprendizagem colaborativa

Não há como negar que passamos por uma transformação  muito grande em relação ao processo de aprendizagem e o modelo de educação precisa ser repensado. Um aluno pode aprender hoje de diversas maneiras, ele pode ser um ator principal ou coadjuvante da história, mas de uma forma ou de outra está inserido dentro deste novo mundo do qual estamos passando e que considero ser uma fase intermediaria de adaptação.

Os recursos de mídia disponíveis permitem a todos a construção de seus saberes, saber conduzir as pessoas para um objetivo, passa a ser  um dos maiores desafios dos educadores. Devido a este ambiente é que se faz necessário a aplicação da aprendizagem colaborativa

1 -  A aprendizagem colaborativa envolve assim os indivíduos como membros do grupo,

implicando a negociação e a partilha de significados, e incluindo também a construção e a

manutenção das conceções partilhadas das tarefas, que são realizadas interactivamente através

de processos em grupo (Stahl, Koschmann & Suthers, 2006).

2 - as atividades de aprendizagem colaborativa podem ser realizadas individualmente ou em grupo, em momentos de sincronia ou de assincronia., o desenvolvimento da reflexão e o

desenvolvimento da auto/coexplicação.

3 – Tal como a ferramenta sugerida no texto 2, o wiki neste trabalho aplicamos o google cirando um blog para ser compartilhado com os alunos. Ele o  permite o desenvolvimento de uma grande

variedade de atividades de aprendizagem

O que tirar de proveito? Como aproveitar a criatividade? São as perguntas que precisamos responder de agora em diante.

6. Link do trabalho:

https://sites.google.com/site/jornadamidiaticaciar/

5. Referências:

- http://seminariosantaella.blogspot.com.br/ Blog cultura das Midas, acessado em 10/06/2014

- http://portal.anhembi.br/sbds/pdf/dat4.swf - design: hipermídia e novas tecnologias, acessado em 10/06/2014

- http://rheingold.com/technology/

- http://midiasnaeducacoauruacu.blogspot.com.br/2014/03/midias-na-educacao.html

- http://technet.microsoft.com/pt-br/library/what-is-digital-media-2.aspx conceito mídia, acessado em 11/06/2014

- http://www.senac.br/informativo/bts/242/boltec242d.htm, interatividade, acessado em 11/06/2014

- http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/6/871 A

INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA  POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE

- New Media Culture: Internet as a Tool of Cultural Transformation in Central and Eastern Europe

Slavomir Krekovic IWM Junior Visiting Fellows' Conferences, Vol. XIV/6 © 2003 by the author

 

Comentários