ARTEFATO DIGITAL 2 Aprendendo colaborativamente sobre genética

Caros colegas, segue abaixo meu artefato 2:

ARTEFATO DIGITAL 2

Aprendendo colaborativamente sobre genética

Introdução

A realização de atividades em equipe, de forma colaborativa e cooperativa, pode permitir o desenvolvimento de várias habilidades nos estudantes, além de colaborar com a aprendizagem dos conteúdos.

Acredita-se que “a divisão de tarefas no seio de um grupo cooperativo permite ao grupo ser mais eficiente no desenvolvimento das suas atividades” (SILVA, 2011, p. 90) e desta forma é possível ter mais sucesso nos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Os aspectos de um trabalho colaborativo – diversidade, interdependência positiva, responsabilidade individual, igualdade de oportunidades, interação estimulante e elaboração cognitiva da informação – permitem ao grupo e a cada estudante do grupo desenvolver suas habilidades e aprender enquanto realiza o que lhe é proposto.

Esta forma de realização de trabalho em grupos pode desenvolver no estudante, além de formas de pesquisa e estudo, competências que lhe possibilitem melhor lidar com pessoas ao desenvolver uma tarefa, pois:

O trabalho colaborativo é uma modalidade de ação que ultrapassa a ação individual do sujeito e que se inscreve, de forma explícita e deliberada, numa dinâmica de ação coletiva, ou seja, devemos, e podemos, considerar o trabalho colaborativo como resultado de uma atividade social entre vários indivíduos. (SILVA, 2011, p.100).

 O professor, ao realizar trabalhos em grupo com seus estudantes, pode seguir o Ciclo da Colaboração (Murphy, 2004 in SILVA, 2011), que consiste em quatro etapas: Co-análise da situação, Co-definição de objetivos, Co-realização das ações e Co-avaliação dos resultados, na qual após a avaliação dos resultados reinicia-se posteriormente o ciclo analisando a situação atual, redefinindo objetivos e assim sucessivamente, sempre visando ao aprimoramento da prática pedagógica.

Para a realização deste tipo de trabalho pedagógico com os estudantes pode-se utilizar as novas ferramentas tecnológicas. Uma destas ferramentas é a wiki, um espaço na web utilizado para desenvolver competências de escrita, na qual qualquer pessoa inserida neste espaço pode rever os textos, acrescentando, apagando ou modificando as partes que julgar necessárias. É uma ferramenta útil, visto que “o potencial dos wikis para a aprendizagem colaborativa reside na sua capacidade de permitir o debate, baseado em experiências de aprendizagem e na facilidade de criar conhecimento.” (Dias, 2011, p.7).

Levando estes pontos em consideração este artefato propõe a realização de atividades que utilizam a ferramenta wiki com os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências.

Conceitos/noções

As atividades aqui propostas serão aplicadas a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Os conceitos/noções a serem explorados são:

  1. Trabalho em grupo.
  2. Aprendizagem colaborativa.
  3. Escrita coletiva (em equipes) utilizando a ferramenta wiki online.
  4. Elaboração de apresentação (PowerPoint, Prezi ou outro).
  5. Conteúdos relacionados à Genética:
  • O que nos faz ser o que somos? (que trata sobre genoma, cromatina, cromossomo, cromátide, células somáticas, gametas).
  • A observação dos cromossomos (que aborda sobre cromossomos homólogos e autossomos).

 Objetivos de aprendizagem

Ao trabalhar com os estudantes utilizando ferramentas tecnológicas, tem-se como principais objetivos que estes sejam capazes de:

  • Verificar as possibilidades e os limites da utilização de algumas ferramentas tecnológicas de escrita colaborativa com os estudantes.
  • Compartilhar informações com os colegas e produzir juntos, descobrindo as oportunidades educacionais oferecidas na web.
  • Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver) e cooperação entre estudantes.
  • Compreender os mecanismos de herança genética, relacionando as características físicas dos estudantes com as de seus pais e avós.

Ferramentas tecnológicas mobilizadas

Para abordar o tema: Genética com os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental serão utilizadas as seguintes ferramentas tecnológicas:

  1. Quip - https://quip.com/ - Nesta wiki os estudantes deverão escrever coletivamente (em equipes com três estudantes) o que sabem sobre DNA. Esta ação acontecerá no laboratório de informática da escola.
  2. Em seguida, na sala de aula, serão apresentados os seguintes vídeos:

Projeto Genoma turma 3ºC 2009 col.moyses lupion

https://www.youtube.com/watch?v=E6wiloePqME

DNA - Ácido desoxirribonucleico

https://www.youtube.com/watch?v=-j4hj1sKrII

Estrutura do DNA Genética

https://www.youtube.com/watch?v=-tvRMGVcRsw

  1. Após a apresentação de cada vídeo o professor explicará aos estudantes o que foi apresentado, sanando as dúvidas existentes e deixando que os estudantes exponham suas opiniões a respeito do assunto tratado.
  2. Apresentação de diversas imagens que mostram a estrutura do DNA, na qual será explicado o que elas representam.
  3. Leitura, explicação e discussão dos textos: “O que nos faz ser o que somos?” (que trata sobre genoma, cromatina, cromossomo, cromátide, células somáticas, gametas) e “A observação dos cromossomos” (que aborda sobre cromossomos homólogos e autossomos).
  4. Quip - https://quip.com/ - Nesta wiki os estudantes, novamente no laboratório de informática, deverão colaborativamente analisar o conteúdo apresentado, definir seus objetivos em relação ao que deverão escrever, dividir o que será responsabilidade de cada um e realizar a ação, isto é, escrever um texto coletivo que trate a respeito do seguinte tema: O que nos faz ser o que somos?
  5. Posteriormente os estudantes elaborarão uma apresentação que sintetize o conteúdo estudado. Esta apresentação poderá ser realizada no PowerPoint, no Prezi ou em outra ferramenta que conhecerem. A apresentação deverá incluir frases curtas, imagens e vídeos. O professor orientará a elaboração da apresentação no laboratório de informática da escola.
  6. Finalizando, os estudantes, em equipes, deverão apresentar suas produções aos colegas de turma.

Argumentos justificativos de que a atividade relatada implica aprendizagem colaborativa

As atividades relatadas que utilizam a ferramenta wiki e a produção em PowerPoint ou Prezi se enquadram na aprendizagem colaborativa, pois:

  1. Envolve os indivíduos como membros do grupo, implicando a negociação e a partilha de significados e incluindo também a construção e a manutenção das conceções partilhadas das tarefas, que são realizadas interativamente através de processos em grupo (Stahl, Koschmann & Suthers, 2006 in Dias, 2011, p. 6).
  2. As atividades de aprendizagem colaborativa podem ser realizadas individualmente ou em grupo, em momentos de sincronia ou de assincronia. Neste sentido, qualquer ambiente wiki, mesmo o mais básico, possui características que possibilitam o desenvolvimento de tarefas metacognitivas, o desenvolvimento da reflexão e o desenvolvimento da auto/coexplicação. (Larusson e Alterman 2009 in Dias, 2011, p. 6).
  3. Possuem formato de fácil acesso e utilização para a produção colaborativa de uma variedade de atividades de aprendizagem. (Dias, 2011, p. 6).
  4. Fácil para alunos e professores acessarem, compartilharem e trocarem material.  (Dias, 2011, p. 6).

Referências

Dias, Paulo Agostinho Lourenço. Práticas de avaliação formativa na sala de aula: regulação e feedback. Dissertação de mestrado. Lisboa. 2011. Disponível em: <http://d20uo2axdbh83k.cloudfront.net/20141220/0b49deeaa787d92c9e1249878adbdb36/Pr_ticas_de_avalia__o_formativa_em_ambiente_wiki.pdf>. Acesso em 04 jun 2015.

SILVA, Sofia Sant’Ana Lopes Malheiro da . Itinerários de @prendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online. Lisboa. 2011. Disponível em:< https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1876/1/Sofia_TeseFinal.pdf>. Acesso em 04 jun 2015.

 

Vídeos:

DISCOVERY CHANNEL. Vídeo: DNA - Ácido desoxirribonucleico. Postado por Tecnoandrelz. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-j4hj1sKrII>. Acesso em 05 jun. 2015.

FELIX, Valter. Vídeo: Projeto Genoma turma 3ºC 2009 col.moyses lupion. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=E6wiloePqME>. Acesso em 05 jun. 2015.

SOUZA Neto, Rosalvo de. Estrutura do DNA Genética. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-tvRMGVcRsw>. Acesso em 05 jun. 2015.

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