Artefacto 2 - Atividade compartilhada com o Google Drive

 Atividade: Grupo de guardas-mirin atuantes na UEPG – alunos de 1º. e 2º. ano do Ensino médio

 

  1. Atividade proposta

Iniciaremos nossa atividade realizando uma busca no site da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO

 

Acesse o site da Classificação Brasileira de Ocupações

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

 

Pesquise uma ou várias profissões que tenha interesse em saber o que faz e suas atribuições.

 

Agora acesse o site

https://www.google.com.br/

 

Localize o google drive

 

Clique em Criar Apresentação se quiser montar uma lâmina ou

Documento se quiser escrever um texto

Você deverá fazer uma apresentação a respeito da profissão que escolheu. (inclua texto, imagem e use sua criatividade).

Ao terminar clique em compartilhar

Dê um nome ao seu arquivo –

salve com seu primeiro nome e o tema da profissão ex. Brunasouzaadvogado

 

2 Descrição dos objetivos e do encaminhamento das atividades

2.1 Objetivo Geral

Desenvolver atividade com uso de tecnologia que trabalhasse o tema orientação vocacional.

2.2 Objetivos específicos

‐ Utilizar recursos tecnológicos para produção de resultado com ferramenta virtual;

‐ Criar atividades de pesquisa com uso da Internet e produção de resultado da pesquisa em formato de apresentação.

‐ Compartilhar o resultado da produção dos alunos.

 

3. Pontos positivos (receptividade do público‐alvo; objetivos de aprendizagem atingidos...)

‐ Os alunos apresentaram interesse na participação da atividade, fizeram apresentações criativas e demonstraram interesse no assunto;

‐ A maioria dos participantes já tinha habilidade e conhecimento de uso de recursos da Internet e uso de ferramentas e recursos operacionais do Windows que facilitou a composição da sua apresentação.

‐ Os alunos puderam pesquisar e ter contato com conteúdo teórico sobre as profissões e deste material confeccionar uma apresentação utilizando um espaço em nuvem compartilhado. Poderão acessar esse conteúdo quando quiserem.

‐ Alguns apresentaram interesse em utilizar a ferramenta para elaboração de trabalhos escolares.

‐ A ferramenta Google drive não era de conhecimento dos mesmos, agregando conhecimento e mais uma fonte de recurso tecnológico em suas vidas pessoais, escolares e profissionais.

 

4. Pontos a serem reorganizados

‐ O trabalho compartilhado em nuvens com senha comum possibilitou que os alunos pudessem alterar o trabalho dos outros colegas.

‐ Propõe‐se para a próxima atividade já deixar criada a apresentação identificada com o nome de cada aluno para que trabalhem diretamente com o seu arquivo próprio.

 

5. Análise final.

‐ A atividade foi bastante integradora e criativa. Estimulou os alunos a pesquisarem e produzirem composição textual e com recursos de aplicação de imagens, sons e outros que soubessem aplicar.

‐ Tiveram a oportunidade de conhecer o site da Classificação Brasileira de Ocupações que servirá de consulta para quando quiserem pesquisar sobre profissões.

‐ Os resultados apresentados e disponibilizados, no Google drive, mostram os trabalhos executados compartilhados para que todos possam ver a produção dos colegas.

‐ Os participantes foram criativos e demonstraram interesse na atividade.

 

 

Comentários