• Blogs
  • Conceição_Grade
  • #ecoimooc15 , #artefacto2 -Atividade cooperativa/colaborativa, baseada na utilização de ferramentas digitais.

#ecoimooc15 , #artefacto2 -Atividade cooperativa/colaborativa, baseada na utilização de ferramentas digitais.

#ecoimooc15, #artefacto2 - Artefacto Digital 2 -26 de Maio de 2015

Tema: Atividade cooperativa/colaborativa, baseada na utilização de ferramentas digitais.

Antes de mais é necessário, realçar a utilização de diversas ferramentas digitais, na criação de ambientes de aprendizagem, e desenhar varias atividades de sala de aula com recurso a ferramentas digitais que visem a promoção da interação entre pessoas, caracterizadoras de aprendizagem colaborativa. A pedagogia, da aprendizagem colaborativa, é centrada na cooperação de todos os elementos da turma nas atividades de informática. Todas as atividades são desenvolvidas, pelos alunos da turma 5, do Curso profissional de informática. Para fazer este trabalho, volto á minha turma 5, do Curso profissional de informática, que já foi constituída no Artefacto 1.

Prevê-se uma aula introdutória que explique o conceito, e dê tempo aos alunos de se agruparem, e decidirem as ferramentas tecnológicas a utilizar na Web. O primeiro passo, é a divisão da turma em grupos de trabalho, em que cada grupo tem a tarefa de registar o dia a dia de alguns elementos específicos de outro grupo.

 

Atividade: Registar a passagem do tempo, com fotografias e textos, no blog da turma, e redes sociais, das atividades na sala de aula da turma 5 do Curso profissional de informática. Estes registos são feitos de forma consciente com segurança digital, com grupos de alunos específicos, e sempre com a supervisão do professor.

 

a)Conceito/noções

Prevê-se uma aula, que explique:

-Trabalhar e aplicar o: Conceito de colaboração

-Trabalhar e aplicar o: Conceito de Cooperação

“ A aprendizagem colaborativa é, assim, uma estratégia segundo a qual um pequeno grupo de estudantes trabalha para atingir um determinado fim. Contrariamente ao que acontece na aprendizagem cooperativa, a aprendizagem colaborativa não pressupõem a divisão de tarefas, na medida em que todos os elementos do grupo trabalham de forma conjunta para a realização da tarefa do grupo”(Silva,2011:98)

-Noções básicas, sobre quais as ferramentas digitais, a utilizar, para fazer um trabalho colaborativo e cooperativo, na sala de aula.

-Realçar a importância da partilha e troca de informação. Realçando que, o professor partilha o conhecimento académico, e os alunos partilham o conhecimento da experiencia de vida no mundo digital. As experiencias partilhadas, potenciam melhores estratégias, e cooperação no trabalho.

b)Objetivos Específicos

-Desenvolver objetivos no âmbito das TIC. Desenvolver possibilidades de interatividade e interação entre os pares e entre o professor em ambiente online de aprendizagem

-Potenciar uma aprendizagem cooperativa, em que a tarefa realizada pelo aluno individualmente, contribui com o resultado da sua tarefa para, o enriquecimento profissional do grupo. Diversificar instrumentos de comunicação online,aplicando a aprendizagem colaborativa.

-Explorar diferentes tipos de Software. Selecionar uma ou várias ferramentas digitais, para utilizar.

-Estimular o debate e a troca de experiencias

-Proceder ao intercâmbio de informação

-Desenvolver a aprendizagem mutua entre os participantes

-Incentivar a cooperação e as sinergias entre os estudantes

-Desenvolver o pensamento crítico, e reflexão sobre as suas interacções.

c)Ferramentas tecnológicas mobilizadas

-No seguimento do cenário de aprendizagem do artefacto 1,utilizamos as várias Ferramentas tecnológicas já conhecidas da turma5  do Curso profissional de Informática. Realçamos a utilização do computador com ligação á Internet, e o telemóvel com Wifi e camara fotográfica

- O projeto iniciará com a ferramenta WIKI.

- Outras ferramentas tecnológicas: -Utilização do e-mail da Google, para troca de informação entre os elementos da turma, e para poder aceder ao blog criado aquando do artefacto 1, e também para aceder, ao um alojamento na nuvem o “Fabasoft  Folio Cloud “ https://idp.cloud.fabasoft.com/idp/Authn/UserPassword com material didático, cujo acesso é restrito aos alunos, ou seja, só é permitido, ao professor e aos alunos da turma  aceder ao material alojado na nuvem..

 -Recorremos também às redes sociais, Facebook ,e Tweeter, por ser o local onde é promovida a aprendizagem pela forte presença social, “associada à potencialidade oferecida pela rede social permitir a disseminação dentro de um grupo mais ou menos restrito da pesquisa individual e da manutenção por longos períodos da informação no espaço grupo, torna o facebook um veiculo promotor de comunicação e organização de tarefas de aprendizagem”(Silva,2011:7).O professor criou no facebook um grupo de trabalho “secreto” com o nome T5-2015,do qual é administrador, cuja intenção é “policiar” a utilização das redes sociais pelos seus alunos, para que seja feita de forma segura e responsável para comunicar, partilhar e interagir.

-E por fim, escolhemos o Skype, por ser uma ferramenta de comunicação via internet, que permite comunicar, via chat de texto, áudio, e vídeo, de forma gratuita. Continuando a operacionalização das ferramentas tecnológicas, recorremos a “Prezi”  https://prezi.com/ , e “Slideshare” para a elaboração, produção e edição de vídeos, e para a apresentação das atividades propostas á turma, e colocar no Blog, segundo as diretrizes do professor.

 

d)Três (3) argumentos justificativos, de que a atividade relatada implica a aprendizagem Colaborativa 

1)-Esta atividade promove a aprendizagem colaborativa, pois, desenvolve a competência colaborativa, cria hiperligações, e permite o debate de ideias e de experiencias de vida. O registo fotográfico e de textos, promove a interação e a responsabilidade de cada um dos alunos, em que cada aluno vai refletindo sobre o seu papel nas atividades da turma, e o que aprende com os outros, numa interdependência positiva.

2-)Favorece pelas interação dos alunos nas atividades, a negociação com os restantes elementos da turma, o que favorece a construção de aplicações de aprendizagem colaborativa. É necessário dizer que, a avaliação tem carater formativo e é utilizada para fornecer feedback aos alunos em que “os estudantes são conjuntamente responsáveis pelas suas aprendizagens” (Silva.2011:113)

3-)Esta é, ainda, uma proposta de trabalho que procura: tirar partido do potencial colaborativo das redes sociais; estimular dinâmicas de trabalho em grupo mediadas pela tecnologia; e consciencializar os alunos para as regras elementares de segurança na internet.

Em jeito de conclusão, a atividade pressupõem e exige que exista uma boa aprendizagem de todos os elementos da turma de informática. “ as redes sociais fazem parte do quotidiano dos nossos jovens, e as tecnologias podem  e devem ser aproveitadas para desenvolver nos jovens a motivação pela aprendizagem, mas também a ajudar a estabelecer mais facilmente relações entre a realidade e as temáticas desenvolvidas na disciplinas escolares”(Oliveira,2015:15).

O trabalho colaborativo da turma, depois de analisado pelo professor, e feita uma avaliação do produto final obtido, foi alvo de críticas positivas, pelo bom exemplo, de prática de trabalho colaborativo em rede dos formandos.

Bibliografia

Dias, P.& Oliveira, I. (2012) Práticas de avaliação formativa em ambiente wiki Formative assessment practices in a wiki environment.

Silva, S. (2011).Itinerários de @prendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online. Tese (Ciências da Educação, Especialidade em Comunicação Educacional).Lisboa: Universidade Aberta

Oliveira,I.& Costa,Henrique. As redes sociais no apoio ao ensino presencial-um instrumento de avaliação. Le@D, Universidade Aberta, Lisboa

 

 

Comentários