Cooperação em Educação Tecnológica #artefacto2

Por Anibal Matos há 1627 dias Comentários (2)

ESCOLA BÁSICA EUGÉNIO DE ANDRADE – ANO LETIVO DE 2014 – 2015

Planificação do Trabalho a Realizar em Educação Tecnológica - 5.º Ano (6 blocos de aula)

 

 

Domínio: Pesquisa/Projeto. Objetivos: 1-Os alunos distinguem as principais fontes de energia; 2-Os alunos compreendem processos de produção e de transformação de energia; 3-Os alunos exploram soluções energéticas no âmbito do trabalho cooperativo; 4-O aluno domina procedimentos de análise e sistematização, utilizando ferramentas tecnológicas. Conteúdos: A Energia - Fontes, transformação e utilização; A utilização de Ferramentas tecnológicas que possibilitem a aprendizagem colaborativa/cooperativa.

Situação

Problema

Investigação

Projeto     

Realização

Avaliação

-Atendendo a que, necessitamos de adquirir conhecimentos e capacidades, e, ter atitudes, que nos possibilitem desenvolver competências a nível da energia e da utilização de ferramentas tecnológicas.

 

- Como adquirir conhecimentos e capacidades e, ter atitudes que nos possibilitem desenvolver competências a nível das energias com a utilização de ferramentas tecnológicas?

 

 

 

-Elaborar trabalho de pesquisa/investigação, utilizar o

(PP), o E-manual, a Internet e outras fontes de informação relativamente a:

Como realizar um (PP)?

Energia:

-Fontes de energia.

-Transformação da energia.

-Tipos de energia.

-Utilização da energia.

-Impacto social e ambiental.

-Processos de produção de energia.

-Centrais hídricas, térmicas,

  geotérmicas, termonúcleares,

  eólicas, de desnível de água das marés.

-A eletricidade.

-Operadores elétricos.

-Magnetismo, eletroímanes.

-Circuíto elétrico.

-Materiais condutores e

isoladores da eletricidade.

-Efeitos da corrente elétrica.

-Normas de segurança.

Trabalho de investigação sobre:

A Energia (em PP)

- Introdução

1-O que é a energia.

2-Fontesde energia.

3-Transformação da energia.

4-A utilização da energia.

5-Regras de higiene e segurança a ter

    na utilização da corrente elétrica.

-Conclusão

-Bibliografia/Netgrafia

- Analisar uma apresentação em (PP) com informação sobre: -Energia: fontes, transformação, tipos, utilização e impacto ambiental.

 

- Analisar uma apresentação em (PP) com informação sobre processos de produção de energia e tipos de centrais e eletricidade.

 

- Aplicar conhecimentos sobre eletricidade, esquemas elétricos e utilização da energia.

 

-Avaliar os processos e as aprendizagens:

-Caderno diário –registos gráficos, etc.;

-PowerPoint -trabalho de investigação;

-Trabalhos práticos.

Utilizar a avaliação formativa no decorrer dos trabalhos e a sumativa no final.

Tarefa 1- Proceder à apresentação do (PP) e fazer a análise em grupo/ turma da informação sobre: Energia: fontes, transformação, tipos, utilização e impacto ambiental e, realizar registos nos cadernos diários.

 

Tarefa 2 – Proceder à apresentação do (PP) e fazer a análise em grupos/turma sobre processos de produção de energia, tipos de centrais, eletricidade, esquemas elétricos e utilização da energia e, realizar registos nos cadernos diários.

 

Tarefa 3 – Proceder à realização dos esquemas elétricos e funcionais da interrupção simples e da tomada monofásica, no Quadro Interativo. (Ex: Um foco de luz manual; um candeeiro de mesinha de cabeceira)

 

Tarefa 4 – Proceder à observação e análise “ao vivo” de aplicações da interrupção simples. (Ex: Ventilador, projetor)

 

Tarefa 5 – Proceder à análise da construção e funcionamento de um automóvel a pilhas e de outro a energia solar.

 

Tarefa 6 – Proceder à auto e heteroavaliação em plenário de turma.

 

 

Da Resolução do Problema:

 

 

 

 

Autoavaliação:

 

-Dificuldades sentidas;

 

 

-Como foram superadas;

 

 

-Resultados obtidos;

 

 

 

-Comportamentos;

 

 

-Avaliação quantitativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             

 

A realidade – Noções

 

Que proporcionam contextos favoráveis para o ensino-aprendizagem colaborativo e/ou cooperativo

 

O papel da tecnologia

 

As novas tecnologias são actualmente um importante instrumento de educação, que não pode ser ignorado.

Os actuais sistemas tecnológicos podem ser um forte aliado dos professores e ajudar a concretizar os princípios acima expostos:

• Trazem os problemas do mundo real para a sala de aula, através da utilização de vídeos, dos vários multimédia e principalmente pela Internet.

• Fornecem um grande manancial de informação, que, tratado, pode permitir a construção de bases de conhecimento necessárias novas aprendizagens.

• Permitem obter mais feedback e orientação para os professores, tutores ou colegas, a partir de redes internas de informação, software colaborativo e/ou 

   cooperativo, moodle, quadros interativos, sites conjuntos, blogs, e-mail, etc.

• Possibilitam a construção de comunidades alargadas e colaborantes/cooperadores de professores, estudantes, pais, etc.

• Aumentam as próprias oportunidades de aprendizagem dos professores, ao oferecerem múltiplos recursos para investigação.

 

Referência consultada e adaptada: Leite, Maria João - In- Correio da Educação n.º 2, 7CRIAP-ASA

           

                                                                                                  

Os Objetivos da aprendizagem constam da, “Planificação do Trabalho a Realizar em Educação Tecnológica” (acima apresentada).

As Ferramentas utilizadas, também constam da mesma.

 

Argumentos:

1º - A Investigação/Pesquisa em grupos da turma, usando o E-manual, a Internet, e outras fontes de informação.

2º - A elaboração de PowerPoint’s  pelos grupos, para apresentar a investigação, para a à análise dos vários grupos da turma.

3º - A realização, no Quadro Interativo, por um grupo dos esquemas elétricos e funcionais da interrupção simples e por outro da tomada monofásica, com a respetiva cooperação dos colegas e professor.

 

Notas  - Referência consultada: Vídeo indicado para mostrar aos alunos - “Começar a utilizar o PowerPoint”, que explica como fazer um.

              Pode ser consultado em: https://support.office.com/pt-pt/article/V%C3%ADdeo-Come%C3%A7ar-a-utilizar-o-PowerPoint-48f86ccd-c879-4b5b-9123-469b42a88f50?ui=pt-PT&rs=pt-PT&ad=PT

            - O PowerPoint resultado da pesquisa dum grupo sobre energias, só consigo apresentar o primeiro slide (pois não tenho neste momento nenhum site de acesso público), porque é muito “pesado”,  tem 5,49MB.

            - Sobre o trabalho final realizado no (QI), acontece que não posso inserir aqui nem a primeira página, pois assim, já ultrapassaria os 2MB permitidos.

              O funcionamento pode ser consultado no site: http://www1.prometheanplanet.com/pt/server.php?show=nav.19956  O (QI) usado não é tão recente como este mas dá uma ideia das sua potencialidades cooperativas.

 

Comentários

  • Anibal Matos há 1627 dias

    Colegas

    Peço desculpa, mas tentei todas as sujestões que vários colegas tiveram a amabilidade de me dar, mas ou por "azelhice" minha ou por usar um Office antigo, a verdade é que além de não aparecer a imagem do 1º slide do (PP) dos alunos, também fica tapada parte da grelha do trabalho.

    O que me vale é que na colocação do #artefacto2, para avaliação está legível.

    Obrigado a todos os que me enviaram "Dicas", o verdadeiro Trabalho Colaborativo, nem sempre consegue resolver estes problemas, presumo de incompatibilidades de software.

  • Mara Denize Mazzardo há 1626 dias

    olá Aníbal!

    Parabéns pelo trabalho que, além do uso das tecnologias, tem objetivos claros sobre os conteúdos a serem aprendidos pelos alunos através atividades colaborativas.

    #ecoimooc15t3

    Mara Denize Mazzardo