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A aprendizagem colaborativa é uma metodologia com grande potencial e com provas dadas na educação formal e não formal.
De uma forma sucinta, a ideia é utilizar o potencial do Google Drive e Google Docs (entre outras ferramentas Google e outras) para elaborar um trabalho de investigação com alunos do ensino secundário durante o segundo período letivo numa turma de alunos do ensino secundário.
O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento, partilha e colaboração que potencia o trabalho síncrono e assíncrono.
Este trabalho de investigação necessita de ser realizado essencialmente fora da sala de aula, mas periodicamente (de 15 em 15 dias) pretende-se debater em sala de aula como estão a correr os trabalhos para que o resultado final seja o melhor possível.
O professor será o mediador dos trabalhos e as ferramentas tecnológicas digitais mediadoras serão o Google Drive + Google Docs, bem como o correio eletrónico, a rede social Facebook e o Google Scholar.
Após estarem feitos grupos de três elementos, numa primeira fase será discutido o tema, que cada grupo vai ter de pesquisar; a estrutura do trabalho; as ferramentas tecnológicas digitais e o seu modo de funcionamento.
O objetivo é a elaboração de um trabalho de investigação rigoroso e respetiva apresentação, através da máxima interação e colaboração entre alunos, recorrendo a ferramentas colaborativas.
Fases do trabalho:
A utilização do grupo do Facebook pretende-se que seja construtiva para todos os grupos se entreajudarem com eventuais dúvidas que possam surgir e devem utilizar o correio eletrónico apenas para coisas mais específicas do grupo (ou criando um grupo específico no Facebook). Por esta via é possível ainda delinear as tarefas que cada membro do grupo é responsável para que corra tudo dentro das datas previstas e com a melhor qualidade possível.
O facto de cada grupo trabalhar no Google Drive, tendo o professor com mediador virtual (e presencial quinzenalmente), permite que o trabalho cresça, sem necessidade de estarem simultaneamente todos os membros do grupo.
Para além do resultado final do trabalho de investigação o professor consegue avaliar a capacidade de colaboração individual e em grupo, bem como a capacidade de comunicação, pesquisa e seleção de informação, tão importantes na nossa sociedade atual.
Referências
Por falta de informação completa para poder colocar as referências corretas, as referências utilizadas foram os textos 2 e 3 do mural de recursos de aprendizagem das semanas 5 e 6 deste iMOOC.
Comentários
Sérgio,
parabéns, bom trabalho.
#ecoimooc15, #artefacto2
Boa sugestão, Sérgio. Obrigada.
Gostei da sugestão que deixou. Vou também experimentar o recurso ;) #ecoimooc15, #ecoimooc15t3, #artefacto2
Olá Sergio,
Cooperando [...]
Nesse sentido, Pimentel, Fuks e Lucena (2009) exploraram os elementos constituintes do modelo 3C das ferramentas de comunicação síncrona: a) quanto à comunicação: os aspectos relacionados à linguagem, transmissão, tamanho e qualidade, estruturação do discurso e categorização; b) quanto à coordenação: tópico, sessão, acesso, presença, disponibilidade de papéis, posse da palavra, frequência, visibilidade, endereçamento, indicação do turno em desenvolvimento e avaliação; e c) quanto à cooperação: registro, configuração, do espaço, mensagens preconcebidas.
Obrigado a todos pelos comentários.
Bom trabalho.