PmatE

O PmatE é um projeto de investigação e desenvolvimento, fundado em 1989, na Universidade de Aveiro, cuja missão é a aplicação das tecnologias da comunicação e informação (TIC) e o desenvolvimento de conteúdos e eventos para a promoção do sucesso escolar e da cultura científica. 

Os seus eixos de intervenção centram-se em projetos de intervenção escolar, na comunicação e divulgação de ciência e na cooperação com países da CPLP. 

Ao longo dos anos, o PmatE tem crescido e alargado a sua área de atuação: da matemática, estendeu-se a novas áreas de saber como o português, a biologia, a geologia, a física, e mais recentemente, a literacia financeira e a química, transformando-se assim num ousado e criativo projeto interdisciplinar. 

As Competições Nacionais de Ciência (CNC) são o evento pelo qual o PmatE é mais reconhecido. Contudo, são ainda de destacar participações em projetos pioneiros como o CAIXA Mat ou a Exposição Itinerante Educação + Financeira e em projetos de divulgação científica como o Pais com a Ciência ou Em Volta da Energia. O processo de internacionalização passou por projetos como o Pensas@Moz e o Programa CPLP nas Escolas. 

O PmatE destaca-se ainda pela Plataforma de Ensino Assistido – PEA, que se constitui como um espaço de intercâmbio e partilha de recursos, permitindo a inclusão de todos os atores do sistema educativo. Esta ferramenta de apoio à avaliação, à aprendizagem e ao ensino disponibiliza um repositório de objetos de aprendizagem, destacando-se os Modelos Geradores de Questões (MGQ) utilizados por escolas a nível nacional e que são a base das CNC.