Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor

O uso de qualquer recurso tecnológico numa sala de aula deve ser norteado para o objetivo principal: a aprendizagem. Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor, auxiliando nas aprendizagens e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse. Estes recursos oferecem a possibilidade de visualização das ideias abstratas; o invisível ao olho humano converte-se em visível; o passado torna-se presente. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que permitam a orientação do aluno em relação ao que está aprendendo. Cada aula não é uma aula, e sim uma aula que veio antes de uma aula e depois de outra.

Comentários

  • Carlos A. Silva há 1473 dias

    Não poderia concordar mais! O professor (mesmo na perspectiva não académica do termo) continua e continuará sempre a ser o «agente facilitador» da aprendizagem. Porque a Educação é sobretudo «relação». A tecnologia é apenas uma ferramenta, que conduzirá a melhores ou piores resultados conforme seja melhor ou pior utilizada.

  • Selda Costa há 1472 dias

    Os professores são os construtores da sua profissão, ao introduzir as tecologias na sala aula estão a ir ao encontro de um novo paradigma na educação.#ecoimooc3 , #ecoimooc3t1 

  • Rui Pacheco há 1471 dias

    Ao longo da história da educação, várias têm sido as tentativas de substituir o recurso humano "professor". No entanto, ele ainda persiste. Assume novos papeis, adquire novas competências, vai alterando o seu perfil. Mas na tarefa de humanizar a educação, ele continua insubstituível.

    #ecoimooc3 , #ecoimooc3t1