Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais

Por Isabel Paiva há 1412 dias

"Este artigo assenta na relação entre tecnologias, comunicação e educação, considerando-se que cada uma das tecnologias favoreceu o aparecimento de uma determinada ecologia comunicacional e um contexto educacional.

    • Destaca a questão da aceleração do tempo histórico comunicacional e a tomada de posição dos professores.
    • Refere que os processos de navegação pelos oceanos virtuais requerem uma intermediação atenta e cuidada por parte dos professores, como reconhece Dominique Wolton (2000:124), a tomada de uma atitude de maioridade passa por reconhecer que as TIC podem proporcionar um espaço de profunda renovação às estruturas educativas e em particular à escola, sendo que o ponto essencial é a mudança qualitativa nos processos de ensino e aprendizagem.
    • Considera que para o sistema educativo e seus agentes o grande desafio consiste em compreender a chegada do tempo de tecnologias que dão oportunidade de redesenhar as fronteiras de uma escola aberta aos contextos sociais e culturais, à diversidade dos alunos, aos seus conhecimentos, experimentações e interesses, enfim, em instituir-se como uma verdadeira comunidade de aprendizagem".

Consultado a 09.11.2015, disponível em

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18157/1/Tecnologias,%20Ecologias%20da%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Contextos%20Educacionais.pdf