• Blogs
  • Antonio_Franco
  • competências digitais que os professores devem possuir e qual o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar.

competências digitais que os professores devem possuir e qual o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar.

Tendo em conta as novas competências dos professores, nomeadamente:

a) A competência técnica que precisam para saber como usar a tecnologia.

b) Experimentar tecnologias e pedagogias de modo a aperfeiçoarem as metodologias de ensino e aprendizagem em função dos contextos em permanente evolução.

c) Encarar a autonomia do aluno como o objetivo mais importante a desenvolver de  modo que o aluno, por exemplo, possa  organizar conteúdos, estruturar atividades de aprendizagem e definir formas de aceder ao conhecimento.

d)Permitir a criação, ou seja, que os alunos assumam a forma a dar aos artefatos digitais (por exemplo, blogues) ou a artefatos físicos (por exemplo,modelos) com que trabalham.

e) Usar o jogo como estratégia de ensino e aprendizagem.

f) Ter capacidade de lidar com a complexidade,  ou seja, os professores devem estar preparados para entender e orientar os alunos para estes entenderem o modo de funcionamento sistémico e complexo, do mundo, gerando acontecimentos que imprevisiveis.

As tecnologias digitais implicam uma mudança de paradigma de ensino e aprendizagem sempre com o objetivo de  fazer com que o aluno aumente, quantita e qualitativamente,o nível dos seus conhecimentos e saberes.

 O professor precisa de estar preparado com conhecimentos e saberes que possibilitem a atuação no contexto das enormes alterações provenientes da evolução científica e tecnológica, especialmente, as que são consequência de usar as tecnologias digitais na produção, transmissão e armazenamento de informação.

Além disso, também é importante que entre os professores haja partilha de experiências, recursos e saberes.

 O professor não é apenas transmissor de conhecimentos e saberes mas, essencialmente, criador das condições ideais para que nasçam aprendizagens significativas utilizando os recursos disponíveis.

As tecnologias digitais são  ferramentas,  meios (software  e hardware),  saberes, intrumentos inteletuais e ve

O professor, no contexto atual, assume que as tecnologias digitais favorecem o melhoramento dos trabalhos pedagógicos e didáticos.

O uso das tecnologias digitais em sala de aula traz  benefícios, podendo os professores e alunos entrarem num processo de interação de variadas maneiras culminando num ensino e aprendizagem mais acessíveis e dinâmicos.

A quantidade de informação disponível é imensa, as formas de codificar e aceder à informação alteraram-se com o aparecimento das tecnologias digitais.

A necessidade, a procura e o uso da informação (como recurso ou processo) condicionam a forma como os professores utilizam as tecnologias digitais para poderem transformar essa informação em conhecimento. Obviamente, torna-se essencial a avaliação criteriosa dos recursos disponíveis.