Plágio

Segundo a Wikipédia, "O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."

O plágio, ao nível académico em especial, é demasiado grave, muito grave até. Nunca percebi a verdadeira razão de tal situação acontecer.

Quando uma pessoa elabora um texto, um trabalho, uma dissertação, deve efetuar as pesquisas claro, e deve referir sempre as suas fontes. Sempre ouvi que, referenciarmos as fontes dá credibilidade ao nosso trabalho pois significa que pesquisamos. Então, porque existe plágio?

Eu posso realizar um qualquer trabalho, referenciando as fontes de pesquisa.


Exemplo de um caso:

Numa recente graduação que realizei, um colega recorria constantemente ao google para pesquisar e utilizar trabalhos já feitos, vi várias vezes simplesmente mudar o nome do autor.

Para mim isso é simplesmente deplorável, sem qualquer escrúpulo essa pessoa conseguiu realizar alguns trabalhos (ou apresentá-los em seu nome).

Quais as minhas elações?

  • os formadores devem estar muito atentos a situações desta natureza;
  • situações de plágio deveriam ser punidas;
  • uma pessoa ao efetuar plágio deste tipo (cópia integral de trabalhos) deveria ser severamente punida;
  • uma pessoa, ao plagiar, não está a desenvolver as suas verdadeiras competências, está essencialmente a se enganar a si própria.
 
Rui Rosa

 



Comentários

  • Joadne há 1494 dias

    Caro Rui,

    concordo com você que o plágio é uma conduta deplorável. Entretanto, com relação à punição que você defende, devemos analisar a situação para agirmos adequadamente. Concordo com o texto 3 que nos foi disponibilizado que defende a educação como forma de combater esta atitude ao ensinar Ética. Pense em alunos que nunca tiveram informação sobre o que é um texto acadêmico, como fazê-lo, etc. aos quais, ao ingressarem em uma graduação, lhes é solicitado a redação de um artigo. Inicialmente a questão não é punir e, sim, ensinar.

    Concorda comigo?

    Joadne

    #ecoimooc3t1

  • RuiRosa há 1494 dias

    Obviamente Joadne,

    Passa, antes de mais, por uma questão de étiva. Mas o caso concreto que conheço e exemplifiquei, é mesmo falta de ética e falta de moral.