Tarefa 1.ª fase – Textos 1 e 2

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Por Joadne há 1471 dias

A Internet aliada às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) possibilitou uma expansão na divulgação da informação de tal forma que somos chamados hoje de a “Sociedade da Informação” e/ou “Sociedade do Conhecimento” (com todas as ressalvas que se pode fazer acerca dessas terminologias).

No entanto, há informação de toda natureza por ser a Internet um espaço democrático, onde todos podem consumir como também produzir. Assim, torna-se tarefa complexa discernir entre a boa e a má informação. Se muitos recursos foram criados para a divulgação da informação, o mesmo não aconteceu para selecioná-la de acordo com a sua qualidade.

No âmbito da educação, cabe ao professor desenvolver competências para o uso da rede e seleção da informação que ela disponibiliza, com vistas a identificar aquela que seja significativa e que promoverá uma aprendizagem embasada em informações fidedignas. Assim, requer conhecimento dos diferentes navegadores, dos recursos da web, tais como “[...] catálogos de bibliotecas, diretórios de pesquisa, mecanismos de busca, listas de discussões, instituições de pesquisa e ensino e as diferentes fontes de informações que estão migrando para o ambiente da informação eletrônica, tais como: guias, atlas, mapas, dicionários, enciclopédias, revistas técnico-científicas, entre outros”. (BLATTMANN; TRISTÃO, 1999).

Acredita-se que o papel das tecnologias digitais juntamente com as ferramentas e recursos que disponibiliza venha a ser, de fato, fonte de informações que possam ser utilizadas para a construção do conhecimento, tornando a atual sociedade bombardeada de informação em verdadeira Sociedade do Conhecimento.

REFERÊNCIA

BLATTMANN, Ursula; TRISTÃO, Ana Maria Delazari. Internet como instrumento de pesquisa técnico-científica na Engenharia Civil. In: Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 4, n.4 , p. 28-46, 1999. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/336/398> Acesso em: 10 nov. 2015.