Plágio

Plágio é acto ou efeito de plagiar, imitação ou cópia fraudulenta...

Plágiar é copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos dos outros e apresentá-los como originais.

Engenho é faculdade inventiva, talento...

Conclusão: plagiar é copiar sem talento. As obras ou pensamentos dos outros podem-se, mas não se devem, copiar, já o talento é impossível de ser copiado.

A cópia com talento distingue-se do original porque houve, no processo, criação produzida pelo talento.

Os professores têm meios (por exemplo, o Plagium) para descobrir os plágios. No entanto, alguns alunos continuam a enveredar por esse caminho para conseguirem realizar os seus trabalhos já que querem fazer outras coisas em vez de ocuparem o seu tempo a fazer o que lhes disseram para fazer.

O que mais preocupa é que os plágios começam nos primeiros anos da Escola desenvolvendo-se ao longo da vida e ficando o autor com a perceção de uma impunidade que destroi a ética e constroi uma moral danina.

 Já descobri vários plágios, uns mais fáceis de detetar outros que obrigaram a uma pesquisa extra. O autor do plágio deve ser sempre penalizado. Não, apenas, pelo motivo de querer enganar o professor mas, principalmente, para corrigir o seu comportamento e voltar a ter ética no seu trabalho. Penalizar para mudar a mentalidade, educar aquele que resultou de uma educação defeituosa.

Além do mais, o plágio não é, apenas,  enganar alguém mas a formalização do enganar-se a si próprio.


 

Comentários

  • Isabel_Cabral há 1412 dias

    Concordo plenamente colega, o pior não é enganar o "outro",mas enganar-se a si próprio.

    Abraço

  • Maria Emanuel Almeida há 1411 dias

    Concordo plenamente com tudo quanto foi dito anteriormente pelos colegas e posso dizer que infelizmente já tive uma experiência de plágio grave com a qual não consegui lidar como desejava, pois não dependia diretamente da minha tutela.

    Caso queram ver esta experiência narrei-a num post do blog sobre "Narração de uma situação de plágio".

    Se estiver ao vosso alcance, peço-lhes o favor de me darem as referências de um programa identificador de plágio, pois o que tinha o ano passado destualizou-se e não o encontro na Internet. 

    Muito obrigada!

    #ecoimooc3t1, #ecoimooc3