Competências digitais e papel das TIC

Nos últimos anos as tecnologias da informação  e  comunicação têm sido desenvolvidas tão energicamente que têm alterado modos de vida, ideias e comportamentos. No contexto da educação esta adaptação é imprescindível, diria até inevitável.

É ainda mais importante que as camadas mais jovens consigam adaptar-se com facilidade a esta nova Era, mas acima de tudo que tenham espírito empírico, sejam capazes de analisar, solucionar e argumentar as suas opiniões e ideias de forma sustentada, bem como ser autónomos na sua aprendizagem! As TIC são importantes na educação porque facilitam a aquisição destas competências, mas também é importante perceber que se não forem bem implementadas, cuidadosamente planeadas, revelam-se improdutivas e desnecessárias.

Por isso, é importante que os docentes sejam capazes de incorporar as estratégias certas, planear as sessões de forma consciente, assim como acompanhar os discentes nas actividades de aprendizagem para que o conhecimento seja efetivado e continuado.