"A Tecnologia é uma Linguagem"

Vídeo muito interessante:

"Os professores e os alunos devem aprender juntos..."

"O sentido de aprender a linguagem tecnológica é o de utilizar essa linguagem para criar."

https://www.youtube.com/watch?v=Zge9v2jIhRA

 

 

Comentários

  • Maria Emanuel Almeida há 1485 dias

    Olá Maria Antónia

    Muito obrigada por esta exposição.

    Gosto sobretudo quando oa autor refere que "a escola deve ultrapassar o que o aluno sabe" e sublinha que os alunos devem ser produtores de tecnologia, de modo a transformá-la e não seendo passivos.

    No vídeo sublinha-se o aspeto da tecnologia como uma linguagem e como tal os ajovens devem aprender os respetivos códigos, pois caso isto não aocnteça, pode-se dizer que foi devido ao fracasso da educação.

    Ademais, refere-se que os professores têm de aprender com os alunos e juntos devem conseguir descobrir para produzir conhecimentos novos, que se obtêm a partir da linguagem tecnológica.

    Para mim, estas perspetivas apresentam uma visão nova do que é a tecnologia e a sua função na escola. Pode-se dizer que fazendo como foi referido no vídeo, os professores possuem uma maior liberdade e ao mesmo tempo os alunos sentem-se criativos e colaboradores na elaboração do seu próprio conhecimento. Estes aspetos facilitam a aquisição de aprendizagens por parte dos alunos e o professor sentir-se-á mais "cómodo" com o uso das tecnologias nas aulas.

    Um abraço #ecoimooc3t1#ecoimooc3

  • Maria Antónia Grenho Marques Rodrigues há 1485 dias

    Boa noite Maria Manuel,

    Agradeço o comentário.

    O vídeo é realmente pertinente porque aborda questões que têm sido levantadas por aqui. Certamente que as aulas se tornarão mais criativas, os alunos com certeza estarão mais motivados para construir conhecimento em conjunto com os professores. Pode até ser verdade que estes "nativos digitais" se movam com uma certa facilidade por estes contextos tecnológicos, mas precisam tal como se frisava no vídeo de ser "orientados" para usar as novas tecnologias  de forma criativa (a criar conhecimento),pois usualmente estas são mais utilizadas de forma recreativa, assim como a saber discernir as fontes confiáveis, como também lemos num dos textos aqui disponibilizados. 

    Um abraço!

    Maria

    Laughing

    #ecoimooc3t1#ecoimooc3

  • artinf há 1483 dias

    Eu acho demasiado optimismo,  à portuguesa (Nossa Senhora de fátima resolve tudo) aqui é a tecnologia ali é o psd depois o ps,   e claro está que as coisas não são assim e muito pouca coisa por cá se resolve.

  • artinf há 1483 dias

    Bom este cavalheiro está falando da realidade dele e não da minha, o sec XII da Europa não foi o Sec XII da china, faço-me entender???