O Plágio: considerações, proposta e experiências práticas

Com base no vídeo e nos textos, que corroboram minha posição, penso que o plágio é um dos principais problemas relacionados à difusão do acesso à internet, especificamente no ensino (fundamental, médio e universitário). É possível separar o plágio em duas situações:

 

1. plágio cometido por estudantes em fase de formação.

2. plágio cometido por estudantes e profissionais.

 

No primeiro caso, penso que trata-se de uma questão essencialmente de formação e de administração dos conteúdos durante as aulas. Não se trata apenas do estudante responder prontamente ao solicitado. Trata-se também da forma como se solicita a avaliação ou o trabalho. Caso a solicitação seja "entregue um trabalho sobre..." e a avaliação seja baseada em notas por entrega, cresce a possibilidade da pesquisa ser feita "apenas pela nota". No entanto, se a avaliação parte da discussão, do debate e do diálogo, a resposta pode seguir outra linha de desenvolvimento pelo estudante. Os estudantes chegam ao ensino superior sem estarem acostumados a produzir por si mesmos. Interpretarem e desenvolverem suas próprias constatações.

 

Em relação aos profissionais, partindo-se do princípio de que já conhecem a legislação, os riscos e as punições para o plágio, trata-se de uma questão essencialmente ética e de responsabilidade. Nesse caso, penso que é bem importante que a formação dos profissionais contenha a disciplina de ética. Além disso, considero fundamental que toda Instituição de Ensino Superior possua uma disciplina obrigatória a todos cursos: "História da Universidade X, História da Faculdade y, História da UAb, etc.", de forma que os valores e princípios que construíram a instituição sejam transmitidos aos estudantes desde o início.

 

Por diversas vezes fui confrontado com situações de plágio, fato que é extremamente lamentável. Um caso mais relevante ocorreu em um curso de pós-graduação. Simplesmente trocou-se o nome dos autores, mas o trabalho todo, incluindo o título estava igual. Encontrei a fonte original na internet. É importante que o professor conheça os estudantes, pois percebo que a escrita "muda" nos trabalhos finais. Os estudantes usam termos que nunca utilizaram antes. Esse é um indício de plágio percebido sem a ajuda de softwares.

 

#ecoimooc15t3,#ecoimooc3t0#ecoimooc3t1,#ecoimooc3

Comentários