Plágio - Opinião/resumo

O vídeo sobre o Plágio é muito educativo e utiliza algumas imagens que são muito atuais para os alunos. Possui bastante carisma e humor o que permite que haja empatia com o mesmo da parte das crianças/adolescentes.

Com o novo mundo das tecnologias é importante que se ensine aos alunos os benefícios do comportamento ético. Para tal, também é importante transmitir aos alunos as formas de avaliação da informação obtida e também as maneiras de como estes podem usar estes conhecimentos, em seu benefício, sem cometerem plágio (reconhecimento de normas, identificaçao e deteção de fontes consultadas, etc.).

Neste sentido será interessante fazer o paralelismo entre o plágio cometido pela pessoa e aquilo que a pessoa publica na web e é utilizada indevidamente por outrém. Irão ver-se "no lugar do outro" constatando por si mesmos o uso destas práticas pouco honestas.

Poder-se-á referir a humilhação e intimidação quando outros reconhecem o seu mau comportamento, principalmente nas comunidades web.

Tendo uma página e blog online é claro que esta situação pode suceder. Há uns anos, estava numa escola pela primeira vez e encontrei uma colega que usava documentos meus em seu nome. É sempre um risco que se corre quando partilhamos materiais. No entanto, não desisti de o fazer.

Comentários

  • Ana Luísa Gonçalves há 1407 dias

    Boa tarde Liliana,

    o que refere é bastante pertinente "fazer o paralelismo entre o plágio cometido pela pessoa e aquilo que a pessoa publica na web e é utilizada indevidamente por outrem"  e devemos mesmo fazer esta análise.

    O que menciona sobre a utilização de documentos nossos, por parte de outros colegas colocando os seus nomes, também é algo que já me aconteceu. Nesta vertente, “cai por terra” a ideia da boa partilha de materiais pois, pelo menos, há que ter o bom senso de pedir e de até, se for o caso, colaborar no aperfeiçoamento, dos documentos.

    cumps,

    Ana Luísa Gonçalves

    #ecoimooc3t1

  • artinf há 1405 dias

    os trabalhos repetitivos como p+or exemplo um teste p+odem ser usados não tem nada de mal a colega de certeza que tambem copiou doutro lugar qualquer e nos tempo que correm ninguem perde tempo a inventar perguntas pois as editoras tem lá pessoas só a fazer isso, alias eu sou de opiniao que o professor não tem tempo para andar a inventar tera que usasr só os meiso que lhe colocam à disposição. 

  • Liliana Sofia Franco Guerreiro há 1404 dias

    Não concordo consigo artinf.

    Desconhece como a colega agiu perante a utilização desses ficheiros. Quando faço a utilização de ficheiros de outros, tento sempre aproveitá-los não copiá-los na integra. A colega limitou-se a fotocopiar o documento e dizer que tinha sido ela a fazê-lo. Lamento, mas acho isso correto.