CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM:O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM

rtir dos quais se tomam decisões no presente. Este conceito de cenários já existe desde os primórdios do tempo (Ross, 2011).
Mais especificamente, os cenários de aprendizagem são definidos como o ambiente no qual se realiza o processo de ensino/aprendizagem do educando e são compostos por um conjunto de elementos que descrevem o contexto em que se desenrola a aprendizagem. Um cenário de aprendizagem consiste numa descrição de uma situação simulada (geralmente fictícia), acompanhada por uma ou mais questões que desafiam o aluno a responder a algum aspecto dessa situação.
Um cenário pode consistir apenas numa descrição contextual seguida de uma única questão, mas também se pode desenvolver em etapas com uma ou mais questões em cada etapa. Em alguns casos, as informações descritas em cada etapa podem variar de acordo com as respostas que o aluno fez nas fases anteriores.
A informação contida num cenário pode ser composta por um ou vários objectos de aprendizagem, tirando partido de um vasto leque de elementos multimédia, tais como textos, imagens, animações, áudio e vídeo, que podem ser combinados entre si. É também possível que um objecto de aprendizagem seja, ele próprio, um cenário de aprendizagem, dependendo das granularidades nele existentes.
Mais importante do que os objectos de aprendizagem usados é a situação descrita para o aluno, que deverá parecer relevante e autêntica.
Para que o processo de aprendizagem seja elaborado com sucesso, será necessário dominar a escrita de narrativas educativas. Com a utilização de software próprio é possível automatizar o processo de desenho de aprendizagem (design de cenários de aprendizagem).