Letramento Digital

Letramento digital é um processo de apropriação da tecnologia digital e exercício das práticas de leitura e escrita por meio tecnológico.

Lévy (1999, p. 17) define letramento digital como um “conjunto de técnicas materiais e intelectuais, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, como sendo um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores”.

Por outro lado Xavier (2007, p. 2), concebe que, “ser letrado digitalmente pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais,como imagens, desenhos gráficos, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela digital.” Ser letrado digitalmente significa que o usuário ao acessar a Internet não só deve fazer uma simples busca mais esse tem que saber o que quer buscar com afinco e saber  interpretar sua busca com clareza.

O indivíduo letrado digitalmente saberá utilizar as tecnologias, acessar a informação em meio digital, compreendê-las, utilizá-las e com isso mudar o estoque cognitivo e a consciência crítica para agir de forma positiva na vida pessoal e coletiva. (SILVA et al, 2005).

#ecoimooc3,#ecoimooc3t2 #artefacto 1

 

Comentários