• Blogs
  • Henrique Velho
  • Competências e ferramentas digitais na dinamização de atividade no setor imobiliário

Competências e ferramentas digitais na dinamização de atividade no setor imobiliário

Pretendemos construir e partilhar um cenário de aprendizagem adequado ao desenvolvimento de atividade no setor imobiliário que propicie o desenvolvimento de competências de resolução de problemas e de atuação criativa.

Os utilizadores estão integrados no ambiente da internet, tem frequência ativa de participação nas redes sociais, como o Facebook, estão conscientes dos efeitos motivadores da utilização de competências digitais e percecionam a internet como acessibilidade à informação (ORE, 2014). Tem participação digital embora reduzida literarcia digital.

Num contexto de dinamização da atividade económica no setor imobiliário e inicialmente na compra e venda de imóveis, pretendemos alcançar metas contextuais de integração no mercado imobiliária e metas digitais:

  • de consistência na utilização de ferramentas digitais;
  • de dinamização da atividade;
  • de desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e partilha de informação.

Assim, este cenário de aprendizagem propõe-se de forma pedagógica a desenvolver um caminho de desenvolvimento da atividade económica no setor imobiliário, começando pelo início da atividade fiscal e registral e a posterior dinamização comercial do negócio do imobiliário. As perguntas desafiantes centrar-se-ão na internet, tentando promover a pesquisa, a seleção e a partilha, tais como:

O que é a atividade imobiliária?

Como se inicia a atividade?

Como dinamizar a atividade comercial de imobiliário utilizando a internet e as ferramentas digitais?

Para desenvolver competências digitais de resolução de problemas e tomada de decisão, utilizando a gestão da informação disponível pela internet. Fundamental as técnicas de pesquisa, seleção e partilha de informação.

Dado o contexto e as metas, serão alvos o entendimento conceitual de imobiliário, pesquisa, seleção e partilha de informação e complementarmente o entendimento dos favoritos e do bookmarking, a integração nas ferramentas de blog’s e curtas para desenvolvimento de conhecimento, resolução de problemas e comunicação objetiva. O bookmarking (Delicious), os blog’s (Blogger) e as curtas (twitter), são 3 objetivos.

As ferramentas tecnológicas serão motivadoras para a criatividade e inovação na dinamização da atividade. Como produto específico abordar o Office 365.

No contexto do cenário de aprendizagem a operacionalização das ferramentas tecnológicas, será através de uma apresentação Powerpoint, utilização de diagrama mental da construção da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e terminará com um Timeline de execução e controlo.