O UNIVERSO DOS MEDIA E DA INTERNET GLOBAL

A imprensa, a televisão, o rádio e o cinema, assim como a internet abrangem um grande público, transmitindo inúmeras informações e mensagens recreativas, comerciais, ideológicas, políticas, culturais, etc. tendo assim grande impato na divulgação das informações, pois as notícias são veiculadas na televisão, no rádio, nos jornais e na internet.  Sendo estes usados na sua maioria para influenciar a população  nas suas escolhas.

Estes meios de expressão social apresentam um impacto social, visto que através deles as pessoas se conectam cada vez mais com o mundo à sua volta, tanto para diversão, educação e cultura.

A Internet permite-nos ter acesso a informação ilimitada, oferecendo-nos muitas oportunidades, podendo estar atualizados com tudo que se passa no mundo onde as notícias vão sendo atualizadas constantemente, permitindo recursos infinitos, quer com ferramentas ou programas que permitem o acesso a todo o tipo de informações, às redes sociais, às videoconferências, aos contatos familiares e de amizade, sem limites e sem fronteiras, através de email (correspondência), de espaços pessoais, redes sociais, páginas, blogues, fóruns, etc. onde podem partilhar fotos, vídeos e ficheiros.

.....

"A internet é um meio de comunicação de massa interativa diferente das mídias convencionais, mas com alcance e penetração semelhante e potencialmente mais abrangente entre os jovens, envolvendo direta ou indiretamente atividades e organizações em todos os níveis da sociedade. Compreender o alcance da convergência dos meios digitais, dos problemas e possibilidades positivas para a sociedade é tarefa fundamental também para a Psicologia, em particular a sua influência nas relações de trabalho e nas formas emergentes de relacionamentos pessoais através dos meios digitais, que contribuem para a formação de novas identidades e para a desestruturação de identidades baseadas nas culturas locais."

SilveiraMarcelo Deiro Prates daEfeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas,

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932004000400006&script=sci_arttext