Artefacto 1

Bom dia,

aqui vai o meu Artefacto 1

Moocs- Curso de Competencias digitais para Professores 3º edição Nov. 2015

 

Aluna: Ana Clara Esteves Amaro

 

 

Artefacto 1- Cenários de Aprendizagem para a disciplina de Inglês

 

 

Introdução

A tecnologia faz parte do nosso dia e está sempre em constante evolução. Quando se

trata do ensino também existe a necessidade de acompanhar as inovações para melhor

se adequar as realidades dos alunos.

Para além do primordial uso do pensamento e troca de ideias, é necessário um

incentivo para que possam expandir o conhecimento que vão adquirindo.

Através deste artefacto propoe-se portanto um cenário de aprendizagem para uma aula de

Inglês dirigida a alunos adultos,que una as duas modalidades..

 

1-Caracteristícas dos destinatários e contexto

Este artefacto está direccionado para alunos adultos/ séniores com autonomia

basica na utilização de recursos digitais.

 

 

2- Conteúdos a explorar/ metodologia a aplicar

Para além da teoria, os alunos irão participar em varias actividades ligadas a

disciplina, utilizando meios audiovisuais e digitais, colaborando também com

o seu proprio trabalho.

 

3- Competências a desenvolver

Pretende-se que.

- Os alunos desenvolvam a capacidade de expressar-se de forma autonoma através do

uso da lingua a ensinar, conseguindo comunicar-se de forma a fazer-se entender-se

pelos seus pares e a atingir os objectivos basicos e essenciais.

 

-Adquirir a sua própria literacia digital, fazendo desse modo um feedback ao conhecimento

obtido. Isto tendo sempre em conta o seu curriculum pessoal, social e interesses.

 

-Saber procurar e recolher informação digital de forma autónoma.

 

- Capacidade de destrinçar a qualidade da informação e saber utiliza-la e organiza-la.

 

- Ser capaz de realizar o seu proprio trabalho, sendo criativo, aplicando os conhecimentos

digitais , adaptando-os e redesenhando-os.

 

-Saber avaliar o seu proprio progresso e questionar o professor.

 

4-Objectivos de aprendizagem

-Ser capaz de analizar pequenos textos, saber refletir sobre variados temas e colocar

questões.

-Saber utilizar as ferramentas tecnológicas para cooperar na actividade escolar

 

-Compreender a diversidade cultural, social, politica, através do conhecimento da lingua

ensinada.

-Saber por seus meios procurar informação e partilha-la com os outros alunos, para

enriquecer o seu e o curriculum do outro.

-Saber aplicar os conhecimento que adquiriu, nas mais diversas situações, em que seja necessário

utilizar a linguagem apreendida durante as aulas.

 

 

 

5- Ferramentas tecnológicas a usar

Para as aulas serão usadas as seguimentes ferramentas tecnológicas.

 

-https://www.youtube.com-

-www.slideshare.net/-

-https://www.openoffice.org/pt/-

-www.authorstream.com/.

 

-https://www.wikispaces.com

 

-www.english-attack.com/ -

-https://www.teachingenglish.org.uk

httphttp://amadeus.cin.ufpe.br/ind

ex.html

http://www.google.com/docs

 

6- Como serão usadas as ferramentas tecnológicas

 

Para este cenário a utilização destas ferramentas terá o proposito de proporcionar uma

aprendizagem ativa e dinámica, baseando-se na maioria no potencial da linguagem da imagem

e do som,já que se trata do estudo de uma lingua.

Assim se deve a utilização do meio audiovisual Youtube, par a visualização de filmes, videos e

post de videos dos alunos, assim como o uso do recurso Slideshare para apresentação do

trabalho efectuado pelos alunos e do professor.

A pesquisa poderá ser feita através do Wikispaces e outros sites é claro fidedignos.

 

 

7- Exemplificação de uma aula de inglês seguindo os moldes do cenário de aprendizagem

 

1- Primeiro exemplo

  1. Os alunos fazem uma leitura de um pequeno texto, analisando-o do ponto de vista

do contexto, da gramática.

 

b- Os alunos fazem exercicios relacionados com a gramática e o vocabulário, podendo usar

para isso programas digitais interactivos como o English Attack , BBC English, etc.

 

c- Vizualização de um ou mais videos retirados do you tube relacionados com o tema

do texto, podendo tanto ser fornecidos pelo professor como sugeridos pelo aluno

como forma de feedback de conhecimentos.

 

d- os alunos discutem as várias ideias e propoem outras ao professores questionando

e explorando outras temáticas.-por exemplo pesquisa de sites e outra documentação digital.

 

 

 

 

 

 

2º Exemplo

 

  1. Os alunos veem um audiovisual relativo ao tema a dar( Youtube- Slideshare-Open Office

apresentação.)

 

b- Os alunos apreendem novo vocabulário e tomam conhecimento de novas realidades,comparando as com a sua própra realidade.

 

  1. Os alunos questionam e expoêm as suas experiencias, relecionando- as com o que viu e escutou- utilizando para o efeito material audivisual-digital por eles preparado.

     

 

 

O professor estará sempre a acompanhar as diversas fases , colaborando sempre que possivel e incentivando o progresso dos alunos.

 

8- Conclusão

 

Este artefacto constitui apenas um exemplo de um projeto ou cenário de ensino, que

poderá servir não de guia mas de reflexão e de demonstração de ideias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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