Artefacto Digital 1 - "Vamos Escrever uma Fábula?"

ARTEFACTO DIGITAL 1

 

PROJETO: “VAMOS ESCREVER UMA FÁBULA?”

1.      INTRODUÇÃO

                          “Escrever histórias digitais estimula a paixão pela aprendizagem e proporciona poderosas experiências educativas para partilhar e desfrutar”

(Contar Histórias Digitais).

                          A Fábula é uma curta narrativa alegórica que serve de pretexto a uma moralidade” (Albuquerque, 2005:195).

Vivemos numa sociedade letrada onde a cada dia o indivíduo é desafiado em situações diversas exigindo competências em leitura e escrita, numa sociedade alimentada pela circulação da informação escrita que diferencia os seus membros pelos níveis de acesso a esta e da competência no seu uso.

 

A escrita é uma prática fundamental quer no dia a dia escolar quer no meio social. Apesar das mudanças que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) provocaram no mundo do escrito, a verdade é que a produção textual por escrito constitui, ainda, uma exigência generalizada da nossa vida em sociedade. Na realidade, o mundo das TIC não veio minimizar a importância do escrito, antes vem alargar o leque de possibilidades de escrever e, consequentemente, as exigências que se colocam a quem escreve, em diferentes situações e com diferentes finalidades. Com efeito, se eram já muitos os textos que circulavam socialmente, o mundo das TIC ainda veio induzir outras possibilidades discursivas, gerando outros textos, com outro funcionamento, que estão longe de se esgotar nos escritos mais breves que, por vezes, são encarados como prejudiciais a um desenvolvimento da competência de escrita.

(Pereira & Cardoso, 2013:9)

Neste contexto considera-se como bastante pertinente a proposta de trabalho que a seguir se explicitará.

2.      IDENTIFICAÇÃO DO CENÁRIO

PÚBLICO-ALVO: alunos do 2º Ciclo - 5º e 6ºanos do Ensino Básico.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: Grupos, Pares, Individual.

3.      CONTEÚDOS A EXPLORAR

- Fábula.

 - Texto Narrativo: componentes, estrutura da narrativa.

- Escrita compositiva (quem, o quê, quando, onde, como, porquê).

- Pontuação e sinais auxiliares de escrita, ortografia.

 4.      COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER NOS ALUNOS

- Saber pesquisar, explorar, selecionar, organizar e processar a informação – reconhecer as informações disponíveis e recuperá-las, neste caso, o universo fabulístico em diversos sites, na bibliografia em papel.

- Ler textos literários, apreendendo o modo como os temas, as experiências e os valores são representados.

- Escrever para responder a diversas propostas de trabalho, valendo-se de técnicas de seleção, registo, organização e transmissão da informação.

- Saber usar a criatividade.

- Saber rever, avaliar, refletir e melhorar, explorando opções, refinando e melhorando resultados.

- Mobilizar os conhecimentos adquiridos para aperfeiçoar o desempenho pessoal na produção e receção de enunciados orais e escritos.

- Tornar-se mais autónomo na sua aprendizagem.

-  Saber interagir com os outros tornando possível a aprendizagem colaborativa.

- Saber utilizar ferramentas digitais e a partir delas criar conhecimento.

- Saber partilhar com vista à construção de conhecimento coletivo.

 5.      OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

- Desenvolver habilidades de escrita.

- Apreender a mais-valia destas ferramentas  pedagógicas para produzir histórias digitais.

- Promover  a interação  com  os colegas  e o professor.

- Tornar os conteúdos  mais simples de serem apreendidos.

- Possibilitar a realização de pesquisas.

 6.      CARACTERIZAÇÃO DO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM

Criação e construção da página: “O Sítio dos Verbos” na plataforma EDUBLOGS, onde serão publicadas as produções dos alunos.

7.      FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS A MOBILIZAR

Todas as ferramentas propostas aos alunos, embora algumas possam também ser pagas, têm versão gratuita:

EDIÇÃO DE TEXTO

GOOGLE DOCS – ferramenta da Google que oferece programas online de edição de texto, apresentações, formulários (disponível em https://www.google.com/docs/about/).

STACKEDIT possibilidade de publicar diretamente os documentos em BlogspotWordPress (disponível em https://stackedit.io/editor).

EXPLICITAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS APLICAÇÔES, ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

SCREENCAST-O-MATIC – software de captura de tela, permite criar e gravar partes da tela (disponível em http://screencast-o-matic.com/home).

EDIÇÃO DE IMAGENS/VÍDEOS/ÁUDIO

LITTLE BIRD TALES - possibilita a criação de livros digitais, associando imagem, texto e voz (disponível em http://littlebirdtales.com/).

PODOMATIC – permite a criação, o armazenamento e partilha de Podcasts. Os Podcasts são ficheiros que podem incluir locução, música, vídeo e imagens (disponível em https://www.podomatic.com).

PICMONKEY - ferramenta de edição de imagens (disponível em http://www.picmonkey.com/).

STORYBIRD – possibilita a criação de histórias (disponível em http://storybird.com/books/3t5ebks5yc/edit/).

WINDOWS MOVIE MAKER - software de edição de vídeo da Microsoft que permite diversas opções pedagógicas. Com o Windows Movie Maker pode-se adicionar vídeos, áudio e fotografias, aditar transições, efeitos de zoom, efeitos visuais, títulos, fichas técnicas e legendas. 

CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES

EMAZE – para se criarem apresentações (disponível em https://www.emaze.com).

PREZI – Ferramenta que permite fazer apresentações dinâmicas (disponível em https://prezi.com/).

8. OPERACIONALIZAÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM

1º Momento (1 aula de 90 minutos)

- Apresentação do tema.

- Exploração das ideias tácitas dos alunos - o que sei e o que desejo saber?

- Explicitação de conceitos do género literário Fábula.

 - Pesquisa, seleção, e leitura de algumas Fábulas.

- Planificar uma ação típica da estrutura narrativa das fábulas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Lição de moral.

2ºMomento (1 aula de 90 minutos)

- Produção/Reformulação textual.

Os recursos mobilizados permitirão escrever narrativas com as características do género literário Fábula. Essas narrativas serão revistas aplicando-se procedimentos de reformulação textual: acrescentar, apagar, substituir, condensar, reordenar, reconfigurar.

3º Momento (1 aula de 90 minutos)

Serão disponibilizados tutoriais para explicitação do uso das ferramentas propostas, esclarecimento de dúvidas e exemplificação da sua utilização em sala de aula. Cada grupo ou aluno escolherá  um dos recursos sugeridos para elaborar o seu trabalho.

4º Momento (2 a 3 aulas de 90 minutos)

Criação a partir das fábulas escritas pelos alunos, de vídeos, bandas desenhadas, apresentações, etc. Estas produções serão publicadas n’O Sítio dos Verbos, onde serão comentadas pela turma.

5º Momento (1 aula de 45 minutos)

Autoavaliação – o que se aprendeu, o que se pode melhorar?

Reflexão sobre a dinâmica do Grupo.

 

Este projeto pode também ser visualizado em:

Prezihttps://prezi.com/iid5g_rvmkxs/cenario-de-aprendizagem/

 

 

Nota Final

Com os projetos de aprendizagem associados às ferramentas da Web 2.0 tem-se testemunhado a motivação dos alunos para as novas aprendizagens, transformando as relações dos aprendizes entre os seus pares e professores e encorajando a criatividade, investindo-se em novas metodologias que favorecem a participação, a interação e o trabalho interdisciplinar.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ALBUQUERQUE, M. Fátima M. (2005) - «A fábula para a infância: sedução e transgressão no «bestiário encantado», A Fábula, forma breve – Revista de Literatura, nº3, Aveiro: Universidade de Aveiro, p.195.
  • HAGUE, Cassie and WILLIAMSON, Ben (2009) - «Digital participation, digital literacy, and school subjects - A review of the policies, literature and evidence», Futurelab.
  • PEREIRA, Luísa Álvares; CARDOSO, Inês (2013) - «Atividades para o ensino da língua. Produção  escrita – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico», Protextos, Cadernos PNEP 3.
  • Unidade Curricular Ambiente Virtuais de Aprendizagem 2010-2011. Prof. Lina Morgado, Actividade 1: Exploração de ferramentas que permitam o Design da Aprendizagem no Contexto de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mestrado em Pedagogia do elearning, [em linha]. [Consultado em 20 de novembro de 2015] disponível em WWW:https://avampel4.wikispaces.com/>.

Comentários