Artefacto Digital 1

#ecoimooc3, #ecoimooc3t2,  #artefacto1

 

Introdução

 

O cenário de aprendizagem proposto neste Artefacto Digital será implementado com turmas de alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º e 8º ano) no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e da Comunicação.

 

Apesar da utilização das ferramentas tecnológicas aqui propostas não constituírem uma novidade para mim, uma vez que já as utilizei anteriormente noutros contextos (disciplinas e matérias), o seu uso será uma novidade para os alunos.

 

 

 

A) Conteúdos a Explorar

 

O tema principal a explorar serão «Os grandes marcos da história das Tecnologias da Informação e da Comunicação». Trata-se da primeira temática proposta nas Metas Curriculares da disciplina de TIC no âmbito do domínio Informação.

 

Como ponto de partida, a consciência de que os meios de comunicação têm evoluído muito ao longo dos tempos, graças ao génio criativo do ser humano e à sua necessidade de estabelecer relações com os outros.

 

Assim sendo, será proposto aos alunos que façam uma «viagem no tempo», percorrendo os principais marcos da história das TIC (computadores e internet), recolhendo imagens ilustrativas dos equipamentos que descobrirem e/ou das personalidades a eles ligadas para, depois, criarem um friso cronológico online.

 

Para a concretização do trabalho, serão feitas algumas propostas concretas aos alunos, como sejam sites que eles podem consultar para obter a informação necessária, assim como os principais marcos históricos que devem constar do friso cronológico (ábaco; pascalina, máquina de calcular de Leibniz, máquina analítica de Babbage, máquina de cartões perfurados de hollerith, Harvard Mark I, ENIAC, UNIVAC I, transístores, circuitos integrados, microprocessadores, inteligência artificial…).

 

 

 

B) Competências a Desenvolver nos Alunos

 

Tendo em conta os objetivos da disciplina de TIC, no âmbito da qual será implementado este projeto, as competências a desenvolver pelos alunos são:

 

-Pesquisa de informação na Internet, tendo em conta a temática proposta e os objetivos pretendidos;

 

-Análise e avaliação da qualidade da informação recolhida e da sua pertinência no contexto do trabalho que está a ser realizado (verificação das fontes, autoria e atualidade);

 

-Adoção de comportamentos conscientes de não realização de plágio (identificação das fontes consultadas);

 

-Tratamento, sistematização e partilha da informação recolhida (através do friso cronológico produzido, mas também através de uma pasta virtual disponibilizada para todos os colegas de turma – Office365);

 

-Criação de um friso cronológico online, no dipity, resultante de um trabalho de pesquisa e de análise de informação obtida na Internet;

 

-Rentabilização das TIC nas tarefas de construção do conhecimento;

 

-Desenvolvimento da capacidade de utilizar as TIC;

 

-Promoção da criatividade, do interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação;

 

-Contextualização temporal dos marcos históricos propostos;

 

-Análise de situações de causa/efeito.

 

 

 

C) Objetivos de Aprendizagem

 

Os objetivos de aprendizagem são, de acordo com o programa da disciplina para esta temática, os seguintes:

 

-Conhecer os grandes marcos da história das TIC;

 

-Compreender a evolução das TIC e o seu papel nos nossos dias;

 

-Reconhecer a importância do papel das tecnologias na sociedade contemporânea e as suas potencialidades.

 

 

 

D) Ferramentas Tecnológicas Mobilizadas

 

As ferramentas a utilizar serão:

 

-Laboratório de informática (equipado com postos de trabalho e tablets para que cada aluno consiga realizar individualmente a tarefa proposta);

 

-Quadro interativo (para lançamento da atividade e para esclarecimento de dúvidas que vão surgindo durante a execução do trabalho);

 

-Sites propostos pelo professor, para pesquisa de informação;

 

-OneDrive – contas Office 365;

 

-Dipity (www.dipity.com)

 

 

 

E) Operacionalização do Uso das Ferramentas Tecnológicas

 

Com a utilização destas ferramentas, pretendo, sobretudo, que os alunos aprendam pela «descoberta», tendo um papel ativo na construção do conhecimento e sendo os atores principais do seu processo de ensino-aprendizagem.

 

O projeto será desenvolvido em 4 aulas de 60 minutos.

 

 

 

1ª Aula

 

-Lançamento do projeto.

 

-Enumeração dos grandes marcos históricos das TIC.

 

-Convite aos alunos para que façam um pequeno percurso pelos marcos históricos apresentados. O objetivo será, utilizando os sites sugeridos, recolher imagens ilustrativas de cada equipamento ou personalidades e informações úteis que possam ajudar a conhecer melhor cada etapa (para orientar os alunos nas suas pesquisas, sugere-se que as informações recolhidas possam responder sucintamente às seguintes questões: Quando? Onde? Quem? Que funcionalidades?).

 

-Introdução/explicação pelo professor acerca do funcionamento do dipity.

 

-Criação de uma pasta comum no onedrive (office 365), onde cada aluno deixará guardada toda a informação que for recolhendo. Explicação do acesso e funcionamento da pasta comum.

 

-Criação de contas, por parte de cada aluno, em www.dipity.com, para que possam começar concretizar o seu friso cronológico.

 

 

 

2ª e 3ª Aulas

 

-Realização do trabalho de pesquisa, análise, tratamento e partilha da informação recolhida.

 

-Criação do friso cronológico online.

 

-Esclarecimento das dúvidas que possam ir surgindo.

 

 

 

4ª Aula

 

-Convite aos alunos para que vejam os trabalhos realizados pelos colegas.

 

-Avaliação dos trabalhos realizados: auto e heteroavaliação; comentários do professor.

 

 

 

Bibliografia

 

-Horta, M. J., Mendonça, F., Nascimento, R. (2012). Metas Curriculares. Tecnologias de Informação e Comunicação 7.º e 8.º ano.

 

-Tavares, A.P., Roque, E., Xambre, L. (2014). TecnIC. Raiz Editora.

 

-Cardoso, C. (2014). iTIC. Areal Editores.


Comentários