Artefacto 1

ARTEFACTO 1

Tema 2: Utilização de ferramentas digitais na sala de aula

 

INTRODUÇÃO

  • O cenário de aprendizagem que proponho está relacionado com o seguinte contexto:

    • Disciplina: Ciências Naturais

    • 2º Ciclo

    • Disponibilidade de recursos

      A elaboração desta proposta de trabalho teve como base a informação disponibilizada neste Curso.

       

      1. Conteúdos a explorar

  • O cenário de aprendizagem é válido para todos os conteúdos a lecionar. Numa determinada unidade de estudo os conteúdos estão relacionados, por exemplo, com a Biosfera, habitat, biodiversidade e áreas protegidas.

     

    2. Competências a desenvolver nos alunos

  • Com a metodologia a utilizar pretende-se desenvolver as seguintes competências gerais dos alunos: utilização frequente de ferramentas digitais; autonomia na aprendizagem; capacidade de pesquisar e selecionar informação/dados; criação de relações de colaboração com o professor e os colegas; capacidade de analisar e resolver desafios.

     

    3. Objetivos de aprendizagem

  • Como objetivos de aprendizagem salientam-se os seguintes: melhorar a aprendizagem através da transmissão dos conteúdos com recurso a meios mais interessantes; promover a participação dos alunos na sua aprendizagem; estimular a reflexão crítica sobre os conteúdos abordados.

     

     

     

     

    4. Ferramentas tecnológicas mobilizadas

  • Blogue

    Momento de utilização - o blogue vai ser utilizado de forma contínua ao longo do ano letivo.

    Objetivos - o blogue vai servir de apoio diário à aprendizagem com atualizações frequentes relacionadas com os conteúdos a lecionar. O blogue pode ser utilizado de diferentes formas:

    • publicação de mensagens/comentários/informações relevantes

    • promoção de debates

      Exemplo – No tema das áreas protegidas posso lançar no blogue um debate sobre as espécies ameaçadas de extinção. Com este debate pretendo que os alunos comentem e pesquisem informações sobre este tema.

       

  • Quizzes

    Momento de utilização – utilização frequente; o professor cria atividades na internet para os alunos.

    Objetivos – criar atividades de aprendizagem; criar e desenvolver o grupo de aprendizagem; estimular a interação dos membros do grupo de aprendizagem.

    Exemplo: Com esta ferramenta posso criar diversos tipos de atividades (testes, interações, …) para promover a participação e aprendizagem dos alunos.

     

  • Mapas conceptuais

    Momento de utilização – sempre que seja necessário sintetizar e/ou hierarquizar determinados conteúdos no sentido de consolidar a aprendizagem.

    Objetivos – organizar o conhecimento; estabelecer relações; promover a articulação entre temas; simplificar os assuntos.

    Exemplo: No final de uma unidade de estudo pode ser criado uma mapa relacionando, por exemplo, determinados habitats com certos seres vivos.

     

  • Questionários

    Momento de utilização – sempre que seja necessário obter dados concretos/reais para um determinado trabalho de pesquisa.

    Objetivos – criar perguntas específicas e com objetivos bem definidos; recolher informação; analisar resultados; elaborar relatórios.

    Exemplo: É possível pedir aos alunos para criarem um questionário relacionado com o ambiente para se elaborar um relatório, por exemplo, sobre os conhecimentos e/ou práticas ambientais dos membros da comunidade educativa.

     

  • Youtube

    Momento de utilização – quando se pretende recolher vídeos interessantes relacionados com os conteúdos a abordar.

    Objetivos – promover a pesquisa de informação; promover a capacidade de selecionar informação relevante, na forma de vídeo, para utilização em momentos oportunos.

    Exemplo: Posso propor aos alunos a pesquisa de vídeos relacionados com um determinado ser vivo ou com um determinado habitat, recorrendo ao youtube.

     

  • Dropbox

    Momento de utilização – ao longo do ano letivo.

    Objetivos – armazenamento e partilha de informação relacionada com os conteúdos.

    Exemplo: Como professor posso disponibilizar aos alunos informação importante sobre um determinado tema (habitats, biodiversidade, …) e promover nos alunos o hábito de utilização da informação partilhada.

     

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