Artefacto digital 1

#ecoimooc3#ecoimooc3t2,  #artefacto1

Artefacto digital 1

Introdução:

O cenário de aprendizagem proposto para este 1º artefacto digital tem por finalidade a sua implementação numa turma de ensino secundário recorrente. Trata-se de um conjunto de alunos com, no mínimo, 18 anos com pelo menos uma retenção no seu percurso académico que recorrem a este tipo de ensino para concluir os seus estudos de nível secundárioe tentando superar inúmeras dificuldades reveladas. Pretende-se motivar os alunos para a introdução do tema "Energias", explorando o subtema "Combustíveis Fósseis".

1- Conteúdos a explorar:

Será proposto aos alunos a criação de uma apresentação na qual refiram quais os combustíveis fósseis e vantagens e desvantagens da utilização dos mesmos. Serão sugeridos alguns sites que os alunos podem consultar.

2- Competências a desenvolver nos alunos:

- Utilização da internet como fonte de informação para a realização de uma pesquisa.

- Análise da viabilidade da informação encontrada e das fontes de informação utilizadas.

- Criação de uma paresentação no prezi como forma de sintetizar a informação encontrada.

- Desenvolver, nos alunos, competências na utilização das TIC.

- Promover o trabalho em pares/grupos.

- Desenvolver a criatividade e a autonomia.

3- Objetivos da aprendizagem:

- Os alunos construirem o seu próprio conhecimento.

- Promover a interação entre alunos e entre alunos/professor.

- Dar "leveza" ao estudo do tema.

4 - Ferramentas tecnológicas utilizadas:

- Sala de informática da escola com computadores com acesso à internet.

- Sites para pesquisa de informação.

- Prezi.

- Youtube.

5- Operacionalização do uso das ferramentas tecnológicas:

Com o uso deste artefacto digital pretendo que os alunos construam o seu próprio conhecimento e desenvolvam a utilização das TIC.

Serão utilizadas 3 aulas de 90 minutos: na primeira aula será feita a pesquisa da informação; na segunda aula será organizada essa informação e elaborada a apresentação recorrendo ao prezi; na terceira aula será feita a apresentação do trabalho aos restantes colegas e a auto e heteroavaliação do mesmo. 

Comentários