Aprender com a Bibliotec@

A atual sociedade da informação/conhecimento obriga a que os recursos utilizados no processo ensino/aprendizagem sejam cada vez mais diversificados. Assim, deseja-se que as Bibliotecas Escolares estejam, atualmente, equipadas com a maior diversidade de recursos, quer em suporte papel, quer digitais, que permitam aos seus utilizadores, um maior e melhor acesso à informação. E aqui, devem ser criadas condições apelativas que nos permitam conciliar campos de atuação distintos sem “desumanizar” o conhecimento.

Tratando-se de Bibliotecas Escolares, são hoje encaradas como o espaço privilegiado dentro da Escola e, sendo-lhe reconhecido pelo próprio Ministério da Educação este lugar, foram colocados recursos humanos – os professores bibliotecários – que, com o apoio de uma equipa são capazes de estabelecerem a relação da BE com as estruturas pedagógicas da Escola, valorizando-a, enquanto estrutura para além do espaço de pesquisa da informação ou, simplesmente de lazer. Torna-se, deste modo imprescindível a criação de documentos reguladores e orientadores, que apresentem o funcionamento da Biblioteca Escolar e definam as linhas orientadoras das boas práticas, em articulação com as estruturas pedagógicas da Escola (Literacias da Informação, Apoio ao Currículo, Promoção da Leitura…), para além do garante, relativamente ao seu funcionamento e dinamização. Nesses documentos, devemos encontrar, por ex., a articulação entre a Biblioteca Escolar e a sala de aula, relação fundamental para a garantia de mudanças, nas práticas pedagógicas a partir da Biblioteca Escolar. 

 

Atualmente, os jovens têm de dominar um conjunto variado de literacias que atravessam todas as disciplinas e currículos escolares. Neste sentido, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem vindo a promover a aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar, mediante o qual as literacias da leitura, dos media e da informação são trabalhadas com alunos e docentes e o uso das tecnologias digitais é estimulado.

O referencial Aprender com a biblioteca escolar estabelece três grandes áreas: a literacia da leitura, dos media e literacia da informação.

Aconselho vivamente a laeitura deste documento, pois apresenta um conjunto de estrategias orientadoras de operacionalização e exemplos de atividades.

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