Ilda Maria de Oliveira Costa Silvério gostou disto há 1454 dias
Artfacto1
Designação da atividade
A presente proposta de atividade, intitulada “Festejar a Mãe” visa congregar sinergias à roda da temática da Mãe, com o objetivo de desenvolver nos alunos um conjunto de competências tecnológicas, digitais e de informação, promover a aprendizagem baseada em diferentes recursos e resultará do trabalho colaborativo a implementar com a docente de Português, partindo da biblioteca.
Conteúdos a explorar
A presente atividade visa constituir-se como uma atividade de promoção da leitura e da escrita e, em simultâneo, de um conjunto de competências tecnológicas, digitais e de informação em contexto. A proposta desta actividade tem como público-alvo os alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola básica de uma zona rural, que revelam dificuldades no acesso às fontes de informação, na seleção da informação e na gestão ética da mesma. Com a realização desta atividade visa-se proporcionar a estes alunos experiências de aprendizagem baseadas em diferentes recursos, o desenvolvimento de competências tecnológicas, digitais e de informação, bem como, a possibilidade de experienciar a cultura nas suas diferentes formas.
Competências a desenvolver nos alunos
É certo que vivemos numa nova era, onde the term ‘literacy’ should be redefined for the 21st century[1]. A utilização cada vez mais das novas tecnologias têm feito crescer um ambiente de comunicação e de informação novo, influenciando a nossa vida no dia-a-dia, social e culturalmente; cada vez mais pessoas usam a rede para informar, interagir, trabalhar e divertir. Há medida que avançamos no sentido da cultura digital tem sido fácil constatar que o conceito de literacia se tem expandido e adquirido novos significados, abarcando três grandes áreas da leitura, dos media e da informação, The view we adopt is that developing young people’s digital literacy in schools is an important step in enabling them to become informed, self-aware and safe participants in digital media culture. the literature on literacy, media literacy, information literacy and digital literacy among other áreas[2]. O grande desafio que a escola de hoje enfrenta é a de ensinar os alunos a dominar as diferentes literacias de modo a aprender a viver num mundo rico em informação e onde as tecnologias superabundam.
Os suportes da leitura mudaram, tornando-se hipertextual, apareceram os smartphones, os notebooks, os media que tanto atraem os nossos jovens. Estes vivem rodeados de media (redes sociais, Youtube, videojogos) e de equipamentos móveis. Estes novos ambientes digitais de informação, comunicação e de produção, cada vez mais ricos de recursos alteraram a forma como nos relacionamos com o conhecimento, como nos socializamos, pelo que há necessidade de desenvolver nos alunos novos saberes que lhe permitam lidar com a realidade de forma crítica e criativa. E é neste contexto que a biblioteca tem um papel primordial.
A atual sociedade da informação/conhecimento obriga a que os recursos utilizados no processo ensino/aprendizagem sejam cada vez mais diversificados. Trabalhar a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos, tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida, requer capacidades cada vez mais complexas.
Objetivos de aprendizagem
Trabalhar a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos, tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida, requer capacidades cada vez mais complexas.
Assim, com esta atividade pretende-se:
- Promover a leitura em voz alta
- Motivar para a declamação da poesia;
- Incentivar o gosto pela escrita da poesia
Constituem, ainda, objectivos desta atividade, fomentar uma série de competências essenciais no respeitante às literacias da informação como a capacidade de localizar informação relevante e capacidade de elaboração de sínteses;
-Saber pesquisar e explorar um conjunto de ferramentas;
- Contribuir para a formação de leitores competentes capazes de descodificar, aceder, compreender e utilizar a informação em diferentes suportes e para diferentes fins;
- Conhecer alguns aplicativos da Web 2.0 e as possibilidades de utilização no âmbito de trabalho da BE;
- Produzir conteúdos com recursos aos dispositivos da Web 2.0, de forma a difundir a informação dentro e fora da Escola/Agrupamento.
- Contribuir para o desenvolvimento da autonomia necessária à aprendizagem ao longo da vida.
Ferramentas tecnológicas mobilizadas
Como já foi dito, a atividade Festejar a Mãe pretende promover a leitura e a escrita, desenvolvendo competências tecnológicas, digitais e de informação, nos alunos envolvidos. Através do livro e das potencialidades oferecidas pelas TIC, os alunos pesquisarão e realizarão trabalhos em grupo sobre diferentes autores que abordam a Mãe nas suas expressões artísticas; partilharão, recorrendo a ferramentas das Web 2.0, as suas pesquisas; redigirão textos poéticos e outros sobre a temática, ilustrá-los-ão e partilhá-los-ão em formato livro, na Web, através da ferramenta myebook.
Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas
A apresentação desta atividade realizar-se-á em diferentes momentos:
- apresentação desta proposta de actividade pela professora bibliotecária em conselho de turmas do 6.º ano, utilizando a ferramenta Prezi;
- sessões promovidas pela biblioteca escolar sobre Como pesquisar na Web, Como avaliar páginas Web, Como elaborar a bibliografia, em contexto de pesquisa e realização de trabalhos;
- Pesquisa na internet
. recorrendo ao youtube, os alunos farão uma recolha de poemas musicados sobre a Mãe: “Mãe Negra” de Alda Lara /Paulo de Carvalho; “Deolinda de Jesus” de António Variações /Isabel Silvestre e “Minha Mãe” de Zeca Afonso;
. selecção de poemas do livro “A Mãe na poesia portuguesa” para serem musicados e cantados pelos alunos, recorrendo ao audacity e Podcast;
- Elaboração de trabalhos de investigação, em grupo; o Powerpoint elaborado por cada grupo será divulgado através da ferramenta Slishare ou Calameo;
- realização de um ebook por turma, utilizando a ferramenta myebook, com os textos escritos sobre a Mãe em Português e ilustrados em Educação Visual
- todos os trabalhos serão divulgados na Web no blog da Bibliotea
Por fim, far-se-á a avaliação da actividade, permitindo assim, compreender se a mesma teve o impacto pretendido, se se registou o envolvimento desejado por todos os seus intervenientes (equipa da BE, professores e alunos); esta avaliação poder-se-á fazer através de um questionário realizado no googledocs. Só assim se poderá identificar o que esteve bem ou menos bem, aprendendo com eles.
Liliana Melo #ecoimooc3 ; #artefacto1 no sentido do desenvolvimento destas literacias
[1] Hague Cassie, Williamson Ben, Digital participation, digital literacy, and school subjects. A review of the policies, literature and evidence, Futurelab August 2009
[2] Hague Cassie, Williamson Ben, Digital participation, digital literacy, and school subjects. A review of the policies, literature and evidence, Futurelab August 2009
Comentários
Boa noite Liliana,
gostei muito do seu artefacto. Obrigada pela partilha
cumprimentos,
Ana Luísa Gonçalves
#ecoimooc3, #ecoimooc3t2 #artefacto1
Obrigada, colega, pela sua atenção
Liliana