Artefato digital - "Escrita criativa"

Conteúdos a explorar

 

Esta é uma proposta de trabalho para a disciplina de português, numa turma de 2º ano, do 1º ciclo. Os discentes irão produzir alguns trabalhos escritos, que serão desenvolvidos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.) Os alunos irão também utilizar ferramentas tecnológicas mais simples e adequadas à sua idade ao longo da atividade.

Segundo Silveira-Botelho (2009) “aprender com as tecnologias (…) pode ter os seus benefícios, tanto para alunos como para professores: a possibilidade de ambos aprenderem e ensinarem, respetivamente, com recurso à tecnologia (…) melhorar e motivar a aprendizagem, bem como toda a prática educativa.” Desde muito cedo devem ser utilizados os Recursos Educativos Digitais (R.E.D.), em sala de aula, quer para que os alunos aprendam de forma mais motivante, quer para que professores e alunos aprendam todas as potencialidades deste tipo de recursos.

Apesar destes alunos serem muito imaturos na área da internet, segundo Délors (1996) “(…) bem utilizadas, as tecnologias da comunicação podem tornar mais eficaz a aprendizagem e oferecer ao aluno uma via aliciante de acesso ao conhecimento e competência”. Além disso os R.E.D. vão além da internet, pois segundo Carneiro et al. (2010) define RED como sendo: “produtos em suporte digital destinados aos contextos de aprendizagem e serviços de suporte e apoio à sua utilização”.

Os alunos, em grupo, irão criar algumas histórias, mediante a escolha de personagens, locais, etc, bem como fazer a sua ilustração. Os alunos terão a oportunidade de tirar algumas fotografias aos desenhos efectuados e irão fazer fazer a gravação de sons e texto, usando um microfone.

O produto de todo este trabalho será utilizado para criar apresentações das histórias e será escolhida uma delas, por toda a turma, para criar um podcast da mesma.

 

Competências a desenvolver nos alunos

 

Com a atividade pretende-se que os alunos:

  • conheçam alguns recursos educativos digitais e as possibilidades de utilização;
  • produzam conteúdos com recursos aos R.E.D.;
  • contribuam para o desenvolvimento da autonomia necessária à aprendizagem ao longo da vida;
  • saibam trabalhar com alguns documentos digitais;
  • colaborem com o professor e os colegas;
  • tenham a capacidade de analisar e resolver desafios.

 

Objetivos de aprendizagem

 

Os alunos vão participar na criação de uma história mediante a escolha de imagens que os ajudarão nessa tarefa. É necessário que apliquem nesta tarefa toda a sua criatividade, quer em texto quer em imagens.

Pretende-se que os alunos desenvolvam o gosto pela escrita e pela leitura. Os alunos devem ser capazes de criar pequenos textos com uma determinada estrutura estabelecida.

O trabalho vai ser feito de forma cooperativa, pois estarão em grupo. Além da responsabilidade individual, os alunos têm de atuar em grupo, para que possam incluir as suas propostas. É importante que reconheçam a sua responsabilidade individual, no resultado final.

Em relação às metas de aprendizagem das T.I.C., estipuladas para o 1º ciclo do ensino básico, devemos referir as seguintes metas intermédias:

- Cada aluno irá reconhecer diferentes ferramentas digitais de acesso à informação (apresentações digitais, fotografais digitais e som criado através de diversas ferramentas, como a captação de som por microfone e pesquisa de sons na internet) e identifica, com o apoio do professor, as características de cada uma delas.

- Os discentes criarão, sob orientação do professor, documentos digitais simples (fotografias digitais e sons digitais), como resultado de tarefas de aprendizagem.

- Os alunos produzirão documentos digitais originais para exprimir ideias, emoções e sentimentos, utilizando as diferentes funcionalidades das ferramentas de desenho livre e produção de texto.

A avaliação vai ter duas componentes: o trabalho individual e o trabalho do grupo. É importante que os alunos entendam que a sua prestação dentro do grupo pode influenciar a contribuição de todo o grupo.

Antes da avaliação formal/escrita, irá ser elaborada uma avaliação formativa, em que o professor acompanha o grupo para se inteirar dos progressos do trabalho e ajudar no que é necessário. Esta é uma intervenção de grande importância da parte do docente, pois permite que haja controlo dos comportamentos, direcionamento da tarefa e apoio nas dúvidas existentes.

Com a actividade pretende-se que haja uma melhoria da aprendizagem através da utilização de recursos mais interessantes e que os alunos participem na sua aprendizagem.

 

Ferramentas tecnológicas mobilizadas

Serão utilizados alguns recursos educativos online durante esta atividade:

- Slideshare (http://www.slideshare.net/CelinaSousa2/cartes-para-construir-histrias-escrita-criativa) - através da visualização de uma apresentação sobre escrita criativa, criada pela professora de ensino especial Celina Sousa. Nesta apresentação os alunos podem observar e escolher os cartões, em relação às opções da história. Este recurso educativo digital permite o upload de diversos ficheiros, em forma de apresentações, infográficos, documentos, vídeos, PDF e webinários;

- Prezi (https://prezi.com/) - a apresentação das histórias criadas será efectuada neste R.E.D.. É uma ferramenta muito útil para quem quiser efetuar apresentações bastante ricas em efeitos e movimentos.

- Audacity (http://sourceforge.net/projects/audacity/) - programa onde irá será feita a parte áudio da história que foi escolhida pela turma. É um programa que podemos descarregar para o nosso computador e nos permite fazer uma compilação de sons, numa sequência.

 

Como operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas

Os objectivos desta actividade serão explicados aos alunos. O professor deverá escolher um dos podcast existentes na internet, neste âmbito, produzidos por diversos alunos para o concurso “Conta-nos uma história” da Direção Geral de Educação (https://itunes.apple.com/pt/itunes-u/conta-nos-uma-historia-audio/id563465830?mt=10).

Os alunos, inicialmente serão distribuídos em 5/6 grupos.

Cada grupo irá construir uma história mediante a escolha de algumas opções:

  • Início da história
  • Personagem principal
  • Local onde a história acontece
  • Enredo – o que aconteceu
  • Novo local de desenvolvimento da história
  • Personagem secundária
  • Personagem secundária
  • Final da história

A escolha, que foi referida anteriormente, será baseada numa série de cartões que serão apresentados aos alunos via online (em http://www.slideshare.net/CelinaSousa2/cartes-para-construir-histrias-escrita-criativa). Cada aluno irá escolher um cartão, em uma ou duas opções, conforme o número de alunos no grupo.

Os alunos irão depois criar a história e ilustrá-la.

Para a criação da história é necessário que os discentes tenham em atenção que a história terá um limite de 50 linhas.

Estas histórias, depois de inventadas, serão ilustradas em folhas A4, onde cada aluno pode fazer duas ilustrações.

Em cada grupo, um dos alunos ficará responsável por fotografar as ilustrações da história.

O professor, posteriormente, irá aproveitar os textos criados e as fotografias para criar apresentações (em “Prezi”) onde apresente cada história.

As apresentações serão apresentadas à turma e será, depois, selecionada a história mais interessante, pelos alunos e pelo professor.

Utilizando gravações áudio da história, efetuadas pelos alunos, usando microfone e sons existentes na internet, será criado um podcast (usando o programa “Audicity”).

 

Referências:

Sousa, Celina - http://dosrabiscosasletras.blogspot.pt/

Correia, Matilde Maria Pereira dos Reis Krohn da Silva -http://hdl.handle.net/10400.26/2398

Podcasts criados no âmbito do concurso “Conta-nos uma história” (DGE) - https://itunes.apple.com/pt/itunes-u/conta-nos-uma-historia-audio/id563465830?mt=10

Comentários

  • Ana Luísa Gonçalves há 1445 dias

    Boa noite Liliana,

    gostei muito do seu artefacto e considero este tema bem atual, promove a motivação dos alunos e estimula a criatividade.

    Obrigada pela partilha,

    Ana Luísa Gonçalves

     

    #ecoimooc3 e #ecoimooc3t2 #artefacto1

  • Rodolfo_Souto há 1445 dias

    Olá Liliana.

    Obrigado pelo comentário.

    O seu trabalho tem um interesse extraordinário e está bem planeado. Entre outros aspetos, a produção de texto, a utilização das tecnologias propostas, as ilustrações, a articulação trabalho individual/trabalho de grupo e a colaboração com o professor estimulam fortemente a criatividade, o empenho dos alunos e enriquecem a aprendizagem.

    Obrigado pela partilha.

    Rodolfo Souto

    #ecoimooc3 e #ecoimooc3t2 #artefacto1

  • Rui Pacheco há 1444 dias

    Olá

     

    Trabalkho muito interessante e apelativo. Muito claro e detalhado.

    #ecoimooc3t2, #artefacto1

     

  • AMR - Ana Maria da Silva Reto há 1444 dias

    Olá Liliana, 

     

    Parabéns pelo excelente trabalho. 

    Obrigada pela partilha.

     

    Ana