Artefato_1 Estrutura de um SI

  • Designação da atividade:
    • Este cenário de aprendizagem tem como público-alvo alunos do 9º ano na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem como objetivo apresentar a estrutura e funcionamento de um sistema informático, fazendo uso de diferentes ferramentas tecnológicas, de modo a que o processo de ensino/aprendizagem seja mais atrativo e motivador para o público em questão.

 

  • Conteúdos a explorar:
    • Apresentação da estrutura básica de um SI;
    • Identificar as funções principais do Hardware e Software:
      • Entrada de dados (input);
      • Processamento;
      • Armazenamento;
      • Saída de dados (output).
    • Classificar Periféricos de entrada, saída e mistos.
    • Identificar as memórias:
      • Memórias principais, centrais ou primárias;
      • Memórias secundárias, auxiliares ou de massa.
  • Competências a desenvolver nos alunos:
    • Abordagem dos conteúdos, mediante análise e comentários com recurso a uma apresentação eletrónica PREZI;
    • Visionamento de um vídeo, disponibilizado na pasta da turma na DropBox.
    • Colocação de questões, para envolver participantes e incitar à sua participação. Ligação a uma página da Web sobre Periféricos.
    • Envio de um questionário online, elaborado no Google Drive, (Formulários Google Drive), através do correio eletrónico (Gmail), atividade a ser elaborada em grupo.

 

  • Objetivos da aprendizagem / Operacionalizar o uso das ferramentas tecnológicas:
    • As apresentações (Prezi) também podem ser visualizadas em conjunto a partir do compartilhamento do seu link.
    • O Prezi dá a possibilidade de serem realizados trabalhos colaborativos onde os alunos podem dedicar-se à mesma apresentação.
    • Os alunos têm a possibilidade de organizarem os seus trabalhos escolares incluídos no DropBox, e poderão fazer modificações e aceder em qualquer lado; permite uma maior sincronização de ficheiros, por exemplo em trabalhos de grupo.
    • Saber pesquisar explorar informação;
    • Desenvolver o espírito crítico;
    • Os arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com os alunos através da conta do Google;
    • Oferece aos alunos a edição colaborativa dos seus arquivos no Google Docs. Além desta integração, o Google Drive traz integração com o Google+, pois adiciona fotos e vídeos do Google Drive num álbum da rede social do Google, permitindo que o utilizador compartilhe o material.
    • Existe ainda a integração com o Gmail, para que seja enviado um link da versão atual dos seus arquivos para os alunos.
    • Recolher informações de forma simples e rápida com o Formulários Google. É possível criar um formulário a partir do Drive e registrar as respostas a esse formulário.

 

  • Ferramentas tecnológicas:
    • Computador;
    • Vídeo Projetor;
    • Apresentação eletrónica PREZI;
    • DropBox;
    • Internet;
    • Formulários Google Drive
    • Gmail

Comentários