Artefacto digital 1 - A construção de um ebook “A Lua e as suas fases”.

Artefacto digital 1

Tema 2 – Utilizar competências digitais na sala de aula

 

Cenário de Aprendizagem:

Título: A construção de um e-Book “A Lua e as suas fases”.

Área Disciplinar: Físico-Química.

Duração: 3 aulas de 90 min

Ano de escolaridade: 7º ano

 

a)     Conteúdos a explorar

  • A sucessão dos dias e das noites
  • As fases da Lua

 

b)    Competências a desenvolver

  • Implementar as TIC na disciplina de Físico-Química;
  • Explorar ferramentas web 2.0 no ensino da Físico-Química;
  • Pesquisar, selecionar, explorar e organizar a informação recolhida;
  • Sistematizar a informação/conhecimento adquirido através da criação de um e-book;
  • Promover o ensino pela descoberta;
  • Envolver os encarregados de educação nas atividades dos seus educandos.

 

c)     Objetivos de aprendizagem

  • Compreender que a desigualdade dos dias e das noites varia de lugar para lugar e ao longo do ano;
  • Distinguir as várias fases da lua;
  • Compreender que as fases da lua se devem às várias posições que a Lua ocupa em relação ao Sol e à Terra;
  • Explicar porque que é que a lua mostra sempre a mesma face para a Terra.

 

d)    Ferramentas tecnológicas mobilizadas

  

e)    Como operacionalizar o uso das ferramentas.

Os alunos irão proceder, em grande grupo, ao longo das três aulas planificadas, à criação de um e-book com todos os materiais e atividades realizadas sobre o conteúdo “A Lua e as suas fases”.

 

Aula 1- 90 min

  • Começar a aula, com recurso a uma apresentação digital, em prezi, motivadora e ilustrativa do tema a abordar, promovendo o diálogo - a Lua como o satélite natural da Terra, sendo o corpo celeste mais próximo do nosso planeta – bem como os objetivos/competências a alcançar no final da aula;
  • Proporcionar um brainstorming sobre a Lua onde será criada uma nuvem de palavras online, através da ferramenta wordle;
  • Solicitar aos alunos curiosidades e conhecimentos que possuem acerca da Lua e da sua função e pedir para fazerem o registo dessas curiosidades, frases soltas ou até imagens, na ferramenta online coletiva padlet;
  • Pesquisar sobre algumas curiosidades sobre as missões na Lua, através de sites específicos, fornecidos e outros, e completar o registo anterior.
  • Iniciar a construção do e-book sequencial.

 

Aula 2- 90 min

  • Propor aos alunos a construção de um calendário lunar, com apoio a um site específico e posterior realização do mesmo, através da ferramenta de apresentação prezi para criar uma apresentação dinâmica e com movimento;
  • Apresentar e explicar as funcionalidades do Software Stellarium;
  • Conduzir os alunos, de modo a que, em conjunto com o(a) professor(a), possam nos respetivos computadores fazer a simulação da sucessão dos dias e das noites, a fim de observar as fases da Lua;
  • À medida que a simulação decorre e o(a) professor(a) vai explicando o processo e os alunos irão procedendo aos registos e a alguns Printscreen das imagens recolhidas, para posterior publicação no livro digital;
  • Com base na simulação realizada:

- Referir e explicar algumas das características da Lua, tais como: a sua constituição e formação; a existência de crateras na superfície; a ausência de atmosfera e as suas consequências; o diâmetro da Lua comparado com o da Terra; o peso dos corpos da Lua;

- Explicar as fases da Lua com base nas posições relativas do Sol, da Terra e da Lua e nos movimentos da Lua;

- Referir a duração de cada uma das fases da Lua;

- Reforçar que a área da Lua iluminada pelo Sol é sempre a mesma e que o que varia é a área visível a partir da Terra.

 

Aula 3- 90 min

  • Proceder à avaliação dos conteúdos lecionados utilizando a ferramenta socrative, online, em tempo real, aplicando assim um conjunto de questões, sobre os conteúdos abordados ao longo das aulas anteriores;
  • Reflexão final, em conjunto, recorrendo à ferramenta online, padlet, em tempo real, onde cada um coloca imagens, reflexões, até outros temas, sobre o que aprendeu e que gostaria de aprender/saber mais …
  • Concluir a construção do e-book, em grande grupo;
  • No final, colocar um desafio à turma, de modo a terem de utilizar o Software Stellarium, em casa, com os EE’s: - provar a veracidade ou falsidade da afirmação: O Sol nasce sempre em Este e põe-se em Oeste. 

Comentários